Por Rodrigo Herrero
Com o objetivo de agilizar o processo de agendamento de consultas, exames e procedimentos, oferecendo cada vez maior acesso à população, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou uma capacitação sobre o funcionamento da Regulação Municipal para os funcionários da Rede de Atenção Primária. A atividade foi direcionada especialmente a recepcionistas, agentes administrativos, agentes comunitários de saúde, cirurgiões-dentistas e médicos das Unidades de Saúde da Família (Usafa), porta de entrada do sistema municipal de saúde na Cidade.
Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Sesap, o treinamento aconteceu no Auditório Jornalista Roberto Marinho em quatro períodos, nos dias 14 e 15 de fevereiro, e culminou com a participação de cerca de 240 pessoas. Realizaram as palestras de capacitação o médico coordenador do Complexo Regulador da Sesap, Ernesto Dallaverde Junior, os dentistas Guilherme Augusto Braga da Silva e Elisa Fátima Benavent Caldas Bellotto e o agente administrativo Nelson Luiz Torquato.
A Regulação Municipal é coordenada pela Sesap a partir do Complexo Regulador de Praia Grande, que existe desde 2008, e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. Durante a capacitação, foram apresentados os conceitos e os processos de Regulação dentro do Município, destacando a sua importância no acesso aos serviços da população, bem como os esforços para proporcionar a melhor alternativa assistencial disponível às necessidades do paciente.
Os palestrantes reforçaram a importância do preenchimento completo e preciso das informações por parte de quem faz as solicitações no sistema, para agilizar o atendimento das demandas. Outro item debatido foi o da priorização, com explanação sobre como funciona, quando pedir, bem como tempo de atendimento e quais são os critérios levados em conta pelo médico regulador.
Também foi comentada a importância do acolhimento ao paciente e a busca de aumentar cada vez mais a resolutividade nas demandas. Outra dica lembrada foi a de divulgar a consulta à posição na fila de consultas, exames e procedimentos na rede municipal de Saúde.
A Prefeitura reforça que é possível o munícipe fazer essa consulta pela internet. Basta entrar no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) e clicar no link em ‘Carta de Serviços’; na sequência, pesquisar por lista de espera e clicar no resultado; seguir as instruções de 1 a 4; é necessário informar a matrícula do cartão SUS. A partir daí, o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo. Há também um telefone disponível. É só ligar para 162, opção 3 e, em seguida, informar o nome completo para o atendente. O horário de atendimento do telefone é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos finais de semana e feriado das 8 às 17 horas.
Ficou definido também pela equipe a realização de uma série de visitas dos membros do Complexo Regulador às Usafas, além das unidades especializadas e a rede credenciada que compõem a Rede de Atenção Secundária do Município para esclarecer dúvidas e orientar os profissionais de toda a rede de saúde praia-grandense.
Regulação – O Complexo Regulador de Praia Grande foi criado em 2008 e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. O setor comanda a criação dos protocolos (normas rígidas de procedimento) e também o funcionamento da lista de espera e das regulações realizadas pela pasta.
E um dos grandes destaques da regulação praia-grandense é o sistema municipal de informação Olostech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática, reduzindo tempo e custos.
NEPS – O Núcleo de Educação Permanente em Saúde é um setor da Sesap criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.
|