A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande vem intensificando os trabalhos de fiscalização do descarte irregular de Resíduos da Construção Civil (RCC). Os números comprovam que as ações estão trazendo resultados positivos. Em 2022, a Sema conseguiu apreender mais de 2.500m³ deste resíduo.
“Esta quantidade apreendida é relevante. Para ter uma noção, esse valor equivale a aproximadamente a 170 caminhões trucks carregados. Todo esse material seria descarregado e usado de forma irregular no Município, muitas vezes usado em áreas de invasão e de preservação ambiental”, explicou o diretor da Fiscalização Ambiental da Sema, Luciano Mola.
O diretor comentou ainda que na grande maioria das vezes esse ‘aterro’ irregular é usado, erroneamente, como base nas fundações para levantar futuras moradias clandestinas. A atividade ilegal ocorre em áreas públicas ou particulares. “Praia Grande seguirá intensificando o trabalho de fiscalização para evitar este tipo ação ilegal”, disse Mola.
Fiscalização - As ações são sempre realizadas pela equipe da Sema e contam com apoio das secretarias de Trânsito (Setran), de Serviços Urbanos (Sesurb), além do Grupamento Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM).
Denúncia - Essa pratica de descarte é proibida e caso a população presencie cenas de deposição de RCC ou lixo irregular, pode realizar uma denúncia através da Ouvidoria municipal e também pelo canal de denúncia de descartes irregulares, no telefone 153.
|