Por Rodrigo Herrero
Em pouco mais de um mês de existência, o novo Pronto-Socorro Central de Praia Grande já demonstrou a sua importância na ampliação do acesso e na oferta de atendimento em saúde de qualidade para a população. Inaugurado no dia 19 de janeiro, no aniversário da Cidade, a moderna unidade superou a marca de 20 mil atendimentos já realizados.
Localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 1.491, no Bairro Guilhermina, o novo Pronto-Socorro Central atende urgências e emergências todos os dias da semana, 24 horas por dia. E nesse início de trabalho, a grande maioria dos atendimentos realizados diz respeito à clínica médica, seguida de pediatria e ortopedia, conforme levantamento realizado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que gerencia o equipamento de forma compartilhada com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
A unidade substitui o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.
“Esse número expressivo em nosso equipamento recém-inaugurado simboliza de forma positiva todos os esforços, com recursos próprios, que a Prefeitura de Praia Grande está desenvolvendo na área da Saúde. Principalmente nesse período em que recebemos pessoas de outros municípios e a demanda aumenta, então, procuramos atender todos da melhor forma possível, com profissionais capacitados e uma unidade equipada com o que tem de mais moderno atualmente”, destaca o secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira.
Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas de fora de Praia Grande que acessam os serviços de Urgência e Emergência, apenas entre o período de 20 a 31 de janeiro, o novo PS Central realizou 6.745 atendimentos de pessoas de outras cidades.
O secretário de Saúde da Cidade aproveita para reforçar o papel específico das unidades de Urgência e Emergência do Município e a importância de o público procurar as Unidades de Saúde da Família (Usafas) para um acompanhamento em saúde mais prolongado. Isso porque a rede de Atenção Primária é mais próxima do munícipe e focada na prevenção, desafogando a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.
“A tendência é vermos agora um atendimento mais centrado nas Usafas, que é o ideal, pois o acompanhamento da saúde precisa ser feito na Usafa, onde a pessoa é cadastrada e acompanhada por uma equipe multiprofissional. Lembro que a população deve procurar as unidades de pronto-atendimento somente nesses casos de urgência e emergência. Em casos de acompanhamento, a pessoa deve se dirigir a uma Usafa”, completa Nogueira.
Modernos equipamentos – O novo PS Central de Praia Grande possui modernos aparelhos, com um tomógrafo. Um dos diferenciais da unidade é o consultório odontológico, que atende casos relacionados a urgência.
Outro destaque é que o equipamento possui também duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais, que devem ser iniciados em breve. Uma reunião recente na unidade selou os detalhes finais para o começo dessas cirurgias. As estruturas contribuem para a diminuição do tempo de espera para esse tipo de procedimento, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.
Urgência e Emergência – Além do novo Pronto-Socorro Central, Praia Grande tem mais duas outras unidades que são referências para os atendimentos de Urgência e Emergência na Cidade. São elas: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Quietude e Samambaia.
Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.
|