Nefro-PG é referência em nefrologia na Baixada Santista; saiba como acessar o serviço

Equipamento atende pacientes do Município e de cidades vizinhas

3/3/2023

Por Rodrigo Herrero

A Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG) é referência em nefrologia na Baixada Santista. O equipamento atende pessoas de Praia Grande e também de municípios vizinhos, totalizando 180 pacientes. O seu acesso demanda encaminhamento de especialista e a hemodiálise do local é regulada pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Governo do Estado.

A Nefro-PG conta com uma equipe altamente capacitada e titulada, com a formatação multidisciplinar composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social. Localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.397, Bairro Boqueirão, a unidade é gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que também é gestora de todo o Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Acesso – Para acessar o serviço, o primeiro passo é o munícipe buscar atendimento na Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais perto da casa. As Usafas são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde no Município.

O paciente será avaliado e, caso a equipe de saúde da família verifique a necessidade, alguns exames laboratoriais poderão ser solicitados. Após a realização dos exames e a avaliação da equipe, caso o médico da família detecte alguma alteração na parte renal, ele encaminha o munícipe para um atendimento especializado na rede de Especialidades Médicas de Praia Grande.

O nefrologista faz a avaliação do paciente e pode solicitar novos exames. Caso seja percebida uma perda severa na função renal, o mesmo é encaminhado para atendimento na Nefro-PG.

A equipe do ambulatório da Nefro-PG recebe e avalia a pessoa. Se a hemodiálise for indicada, o paciente é inserido no sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Governo do Estado, que gere as vagas da Nefro-PG. Isso porque, o equipamento faz um atendimento regional, sendo parte munícipes de Praia Grande e parte pacientes de municípios do Litoral Sul paulista. Após a vaga ser disponibilizada, o indivíduo inicia o tratamento de hemodiálise, além de prosseguir com o acompanhamento da equipe da Nefro-PG

Melhorias – A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande não tem medido esforços para promover melhorias na unidade. No final do ano passado, foram entregues 40 novos mobiliários. Entre os móveis adquiridos estão mesas, cadeiras fixas e giratórias, longarinas ambulatoriais e conjunto de refeitório.

O equipamento também teve a climatização toda renovada, com a compra de cinco ares-condicionados de 24 mil BTUs (Unidade Térmica Britânica), para ampliar a potência de refrigeração e climatizar por igual os ambientes mais amplos.

Recentemente foram adquiridas novas poltronas para hemodiálise, que estão em processo de entrega e deverão chegar na unidade em breve, trazendo mais conforto para os pacientes.

Investimentos – Praia Grande investiu cerca de R$ 30 milhões em Saúde nos últimos anos. Equipamentos de última geração em todas as áreas: Atenção Primária, Especialidades e Urgência e Emergência. Na Atenção Primária, o município é referência em todo o país, somando 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e é uma das poucas cidades que atendem 100% de sua população.

Já na área hospitalar, a cidade conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce que compreende, além do Hospital Municipal, o novo Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG).

A Cidade conta ainda com a UPA do Bairro Quietude e três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Bairro Maracanã e deverá ser entregue este ano.

A inauguração do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, ocorrida em janeiro, ampliou o atendimento de Urgência e Emergência no Município. A unidade substitui o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.