Por Rodrigo Herrero
Uma aula de ginástica laboral animou os servidores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. A atividade buscou tirar os funcionários da rotina e abordar a importância de realizar exercícios físicos e combater o sedentarismo. A ação faz parte do projeto-piloto Humaniza Sesap – Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador, que busca discutir e desenvolver práticas que favoreçam o dia a dia dos trabalhadores. Inicialmente, ele está sendo implantado em um departamento da Sesap, para depois ser levado a outros setores.
A ação foi realizada com a equipe da Subsecretaria de Planejamento e contou com o apoio da Divisão de Promoção à Saúde, que cedeu um educador físico da Academia da Saúde para o evento. O professor realizou uma sessão de alongamento adaptada ao local de trabalho e aproveitou para abordar a respeito dos efeitos negativos da ausência de atividade física e de uma postura inadequada durante o trabalho. Foi tratada ainda a importância do exercício físico, além de dicas e estratégias a serem implementadas no ambiente de trabalho para evitar o sedentarismo.
“Procurei proporcionar uma experiência diferente aos funcionários ao introduzir atividades físicas em sua rotina de trabalho, que pode ter inúmeros benefícios para a saúde física e mental. A aula de alongamento foi uma forma prática e eficaz de demonstrar os benefícios específicos do exercício físico e de reforçar a importância da prática regular para uma vida saudável e equilibrada. Ao investir na saúde dos funcionários, estamos criando um ambiente mais saudável, feliz e produtivo”, afirma o educador físico, Mauricio dos Santos, da Academia da Saúde Maracanã, que conduziu a aula.
Segundo a psicóloga Ana Cristina Zordan Rani Yonamine, essa ação faz parte da Política Municipal de Humanização (PMH) da Prefeitura de Praia Grande, que é composta por três eixos: saúde do trabalhador, direitos do usuário e saúde materno-infantil. E dentro do primeiro eixo, está sendo preparado um cronograma de atividades que proporcionem maior qualidade de vida dos servidores, impactando positivamente também no serviço oferecido à população.
“A gente espera que com esse projeto possamos oferecer ao nosso servidor mais satisfação no ambiente de trabalho, mais satisfação profissional, para que ele trabalhe mais feliz, mais motivado para realizar suas tarefas e também melhore a sua produtividade”, destaca Ana Cristina.
Para o subsecretário de Planejamento em Saúde da Sesap, José Isaias Costa Lima, o desenvolvimento desse tipo de atividade é um passo importante para poder cuidar também de quem cuida no dia a dia. “Nossa proposta é acolher nosso servidor para que ele esteja preparado e motivado para acolher o cidadão. Esse é o caminho que a gente entende como uma possibilidade de ferramenta de trabalho. A gente passa a evoluir com o cuidado ao servidor, refletindo diretamente as ações positivas na sociedade com a prestação de serviço”.
|