Saúde realiza capacitação para as novas turmas da Residência Médica e da Multiprofissional

Profissionais conheceram o sistema municipal de informação Olostech e o Previne Brasil

9/3/2023

Por Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou nesta quarta-feira (08) uma capacitação sobre o consultório informatizado, prontuário eletrônico e o programa Previne Brasil para os profissionais dos Programas da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande. A atividade aconteceu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e faz parte da formação dos residentes que começaram este mês a especialização no Município.

Os profissionais estão se familiarizando com o sistema da Sesap, que faz todo o acompanhamento do paciente de maneira digital. O sistema municipal de informação Olostech integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos.

Conduzido pela servidora Ariadne Szwarfuter, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Sesap, o treinamento apresentou na prática o funcionamento do Olostech, como preencher as informações da consulta e realizar os encaminhamentos necessários ao paciente. Além disso, foi orientado sobre a importância do preenchimento correto das informações e a importância da atualização dos dados para a melhoria dos indicadores de saúde do Previne Brasil e o consequente incremento de recursos via Ministério da Saúde.

O Previne Brasil é o atual modelo de financiamento do Governo Federal para a Atenção Primária à Saúde (APS) e exige o cumprimento de uma série de metas em diversos indicadores para garantir recursos extras para aprimorar a saúde e ampliar o acesso à população.

Praia Grande é destaque nos indicadores deste programa. O Município registrou o terceiro lugar do Estado de São Paulo com os melhores indicadores do Previne Brasil entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. Na Baixada Santista, a Cidade ficou na liderança com o melhor resultado da APS. Os dados são do terceiro quadrimestre de 2022.

Programas de Residência – Praia Grande se destaca na formação em saúde graças aos seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde, por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos que conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional.

O programa de Residência Médica teve início em 2016, enquanto que o de Residência Multiprofissional começou no ano seguinte. De lá para cá foram formados mais de 170 profissionais. São 78 médicos, 37 dentistas, 36 enfermeiros, 13 fisioterapeutas e 9 psicólogos. E cada vez mais profissionais são atraídos pela estrutura oferecida por Praia Grande, referência em Atenção Primária e na formação de residentes.

Consultório Informatizado – A utilização da tecnologia na Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Sesap desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as Unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) e também as clínicas credenciadas passaram a integrar a rede. Por fim, a área hospitalar foi interligada.

O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 07/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno etc.

Previne Brasil – O Previne Brasil foi criado pelo Ministério da Saúde como o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Sua proposta é ampliar o acesso das pessoas a esses serviços, reforçando a conexão entre a população e a equipe, a partir de mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e profissionais em relação aos pacientes atendidos. Nele, os atendimentos precisam ser registrados conforme os indicadores pactuados com o Ministério da Saúde.

Tendo sido implementado em 2020, o Previne Brasil passou a valer definitivamente em 2022. Isso faz com que todos os profissionais de saúde necessitem estar capacitados pelas novas diretrizes e ferramentas para garantir o repasse financeiro por parte do Ministério da Saúde, que o fará através de metas definidas e pactuadas previamente pela União.