Por Rodrigo Herrero
A Prefeitura de Praia Grande realiza a vacinação para os munícipes também durante os finais de semana. O Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação) estará aberto no sábado (11) e no domingo (12), das 9 às 15 horas, para vacinar contra a covid-19, meningite, HPV e outras doenças.
O Município já está aplicando a vacina bivalente (Pfizer) contra a covid-19 para pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos maiores de 12 anos. É preciso ter concluído pelo menos o esquema primário composto por duas doses, conforme orientações do Ministério da Saúde. Além disso, a última dose da vacina contra a covid-19 (independentemente de ser esquema primário ou reforço) deverá ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses. A vacina permanecerá disponível enquanto durarem os estoques.
Para tomar a vacina bivalente, é necessário apresentar o comprovante de vacinação com todas as doses aplicadas, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Os imunossuprimidos deverão levar o laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.
A vacinação dos demais públicos continua disponível normalmente no Cemas. Confira abaixo as doses indicadas para as diversas faixas etárias:
- 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
- 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
- 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
- 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre 12 e 17 anos;
- 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
- Vacina bivalente: idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos, indígenas, pessoas atendidas em instituições de longa permanência e pelo Consultório na Rua, pacientes da Nefro-PG e acamados cadastrados nas Usafas.
Para informações sobre a lista de documentos e outras informações sobre a covid-19 acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.
Outras vacinas – O Cemas também segue disponibilizando para a população durante o fim de semana imunizantes contra a meningite, HPV, além das demais vacinas de rotina do calendário anual de vacinação e que são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.
No caso da meningite, a campanha da aplicação da vacina meningocócica C terminou no final de fevereiro. A partir de agora, a vacinação retorna ao público de crianças menores de 5 anos. Já a vacina meningocócica ACWY continua sendo ofertada para quem tem 11 e 12 anos e, até junho de 2023, também para adolescentes de 13 e 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
A vacinação contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano, que pode causar câncer) é destinada atualmente para quem tem de 9 a 14 anos. Também estarão disponíveis vacinas de rotina do calendário anual (poliomielite, sarampo, hepatite, entre outras).
|