Academia da Saúde Santa Marina realiza atividade especial para as mulheres

Dinâmicas em alusão ao Dia da Mulher promovem autoestima e autoconhecimento

10/3/2023

Por Rodrigo Herrero

A Academia da Saúde Santa Marina promoveu uma atividade diferenciada para as suas alunas. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o exercício físico deu lugar a inúmeras dinâmicas de grupo visando o autoconhecimento, a socialização, a promoção da autoestima e também da solidariedade entre as frequentadoras. A ação realizada na manhã desta sexta-feira (10) propôs influenciar positivamente a saúde mental das participantes, o que ajuda na prevenção de doenças.

Segundo a educadora física da Academia da Saúde Santa Marina, Aline Ferreira Sá de Lima, essa ação também é uma forma de autocuidado, da mulher olhar mais para si e seus sentimentos. “A proposta de hoje é diferente das aulas do dia a dia, dessa vez procurei oferecer dinâmicas para trabalhar a autoestima delas, a autorreflexão, o autoconhecimento, fazendo com que elas se apoiem mais, focando nelas mesmas”.

A atividade animou as alunas, que riram, dançaram, receberam informações que as ajudaram a se expressar a cada nova dinâmica. Frequentadora da Academia da Saúde Santa Marina há três anos, Valdineia Maria de Souza, 58, gostou de vivenciar essa experiência diferente com suas colegas. “É maravilhoso, porque são dinâmicas que despertam na gente o interesse de desenvolver cada vez mais a nossa mente, para não ficar parada”, conta a moradora do Anhanguera.

Mês da Mulher – Durante todo o mês de março, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está intensificando o atendimento ao público feminino, com a ampliação da oferta de exames preventivos ginecológicos (Papanicolau) nas 30 Usafas do Município, além do encaminhamento para a realização de exames de mamografia na rede credenciada.

No dia 25 de março, um sábado, as 30 Usafas estarão abertas, das 9 às 16 horas, para um “Dia D” de coleta de preventivo, encaminhamento de mamografias, além de atendimentos individuais, trabalhos de grupo de orientação sobre saúde da mulher, planejamento familiar, saúde bucal. Haverá também ações referentes ao Bolsa Família (pesagem de beneficiários) e atualização de cadastro dos usuários das unidades de saúde.

Para o atendimento, a pessoa deverá procurar a Usafa onde está cadastrada e levar um documento com foto, cartão SUS e cartão do posto. Para a realização do preventivo na unidade, a mulher não deve estar menstruada, não deve ter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame e evitar uso de cremes e duchas vaginais pelo mesmo período.

Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).

Confira o endereço das Academias de Saúde:

Academia da Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim;
Academia da Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica;
Academia da Saúde Rio Branco (Esmeralda II) – Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda;
Academia da Saúde Maracanã – Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã;
Academia da Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia da Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian;
Academia da Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia;
Academia da Saúde Santa Marina – Rua Clovis Batista dos Santos, Anhanguera (Rua Particular Anhanguera);
Academia da Saúde São Jorge – Rua João Batista de Siqueira – Vila São Jorge.