Mais de 440 vagas gratuitas: Moradores de PG podem participar de oficinas culturais on-line

Com inscrições abertas, cursos são oferecidos pela Poiesis, em parceria com a Prefeitura

Por Bruno Biazotto | 14/3/2023

Foto Indisponivel

O Programa de Formação para o Interior (Poiesis), em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, está oferecendo quase 450 vagas em oficinas culturais gratuitas para o mês de abril, que serão realizadas de forma on-line por meio de plataforma digital (Zoom). As inscrições já acontecem pelo link linktr.ee/oficinasnointerior e seguem até o preenchimento de todas as vagas.

Entre as opções oferecidas estão oficinas de desenhos, colagem, literatura, moda, audiovisual e outras diversas linguagens culturais. Para o subsecretário de Cultura, Alan Queiroz, as atividades são uma oportunidade de aprendizado aos participantes. “As oficinas disponibilizam um conhecimento incrível no aspecto cultural. A parceria com a Poiesis possibilita que nossos moradores consigam ter novas experiências, o que é importante para o segmento de nossa Cidade”, afirmou.

Confira mais sobre cada uma delas:

OFICINA DE DESENHO À MÃO LIVRE A PARTIR DE FORMAS SIMPLES – 30 vagas
Datas e horário: 18, 20, 25 e 27/4, das 10h às 12h - Coordenação: Felipe Fejão
Público-alvo: Aberto ao público, acima de 16 anos.
Resumo: Por meio de técnicas de desenho fáceis, a oficina de Desenho à Mão Livre propõe que, através de técnicas simples de desenho, qualquer pessoa pode construir qualquer desenho a partir de formas geométricas simples, usando materiais de fácil acesso ou que estão disponíveis em casa.
OFICINA A PALAVRA QUE CONTA: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA SOBRE A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS - 30 vagas
Datas e horário: 3, 5, 10 e 12/4, das 10h às 12h – Coordenação: Simone Grande
Público-alvo: Artistas, educadores, psicólogos, bibliotecários e interessados em geral acima de 16 anos.
Resumo: A oficina abordará alguns assuntos sobre o ofício e prática dos contadores de histórias, como: o repertório, a visualização, a memória e o estudo do conto. Para isso, serão realizados alguns exercícios práticos, leituras e discussões. A partir de um conto escolhido por cada aluno será dado início a um processo de criação artística.

OFICINA A COLAGEM E OS CINCO SENTIDOS - Módulo 2 – 30 vagas
Data e horário: 4, 6, 11, 13/4 - 10h às 12h - Coordenação: Sofia Lemos
Público-alvo: a partir de 16 anos
Materiais e equipamentos necessários: tesoura, cola, papéis, livros e revistas
Resumo: Esta atividade buscará propor exercícios criativos com técnicas de colagem por meio de estímulos provocados pelos cinco sentidos: olfato/paladar, visão, tato e audição. A ideia é possibilitar ao participante que aflore a criatividade com liberdade para experimentar novas interpretações do mundo por meio do uso de instrumentos cotidianos como papel, tesoura, recortes, cola etc.

OFICINA: MODA, ARTE E FILOSOFIA – 60 vagas
Data e horário: 4, 11, 18 e 25/4 - das 18h30 às 20h30 - Coordenação: Brunno Almeida Maia
Público-alvo: Interessados, estudantes, pesquisadores e profissionais de moda, artes e ciências humanas a partir de 16 anos.
Resumo: Partindo dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico alemão Walter Benjamin (1892-1940), sobre a Moda e as roupas, no contexto do capitalismo cultural do século XIX, “Moda, arte e filosofia: diálogos contemporâneos” propõe uma leitura da Moda a partir da Filosofia e da Arte, com temas: “A Moda como faculdade da aparência”, “A Moda como Arte”; “A roupa do artista: as vanguardas modernistas visitam a Moda “e “A Moda como texto e imagem”.

OFICINA: A LITERATURA ITALIANA ATRAVÉS DOS FILMES – 60 vagas
Data e horário: 3, 5, 10 e 12/4 - 18h30 às 20h30 - Coordenação: Valentina Cantori
Público-alvo: Aberto a todos os públicos
Resumo: Esta oficina se propõe a pensar as relações entre a literatura italiana e o cinema italiano, abordando quatro textos e suas respectivas transposições cinematográficas. Durante os encontros serão apresentados O Decameron, de Giovanni Boccaccio e de Pier Paolo Pasolini; O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e de Luchino Visconti; O conformista, de Alberto Moravia e de Bernardo Bertolucci; O jardim dos Finzi-Contini, de Giorgio Bassani e de Vittorio de Sica. Falaremos sobre os aspectos que caracterizam esses livros e filmes, considerando as mudanças que marcam a trajetória de uma obra que nasce em forma de texto e chega ao cinema.

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA AUDIOVISUAL – 20 vagas
Data e horário: 18, 20, 25 e 27/4 das 14h às 16h - Coordenação: Sérgio Pardal
Público-alvo: Atores e não atores que possam decorar textos indicados pelo coordenador da atividade.
Resumo: Esta atividade busca preparar os participantes para a execução de registros de vídeos de forma segura, intuitiva e divertida, mesmo com conteúdos ficcionais dramáticos ou densos. Pretende-se desmistificar a diferença entre interpretações para teatro e vídeo de modo a que os interessados possam aprender a fazer seu próprio registro e compreender variáveis formas de interpretação para um mesmo texto.

OFICINA FIGURINO EM CENA: COMPARTILHANDO PROCESSOS DE CRIAÇÃO – 20 vagas
Data e horário: 18, 20, 25 e 27/4 - 14h às 16h - Coordenação: Maria Cecília Amaral
Público-alvo: Participantes de coletivos culturais de teatro e audiovisual, atores, estudantes de moda e das artes cênicas e demais interessados, a partir de 16 anos.
Materiais: Folha de sulfite (3 folhas), lápis de escrever, borracha, apontador, material de colorir, lápis de cor, canetinhas).
Resumo: Esta oficina busca apresentar os principais conceitos, métodos e técnicas de criação e construção de figurino, por meio da decupagem e estudo de espetáculos cênicos e obras audiovisuais, e análise de diferentes processos de criação de figurinos.

OFICINA: ESCREVI UM LIVRO. E AGORA? – 50 vagas
Datas e horário: 3, 5, 10 e 12/4 - 14h às 16h - Coordenação: Lizandra Magon de Almeida
Público-alvo: pessoas interessadas em publicar livros, a partir de 16 anos.
Resumo: A oficina pretende orientar novos autores e autoras que têm um original e querem ver seu material publicado. Para isso, começamos explicando o que é exatamente um original e as opções hoje disponíveis, da autopublicação aos concursos, da publicação digital na Amazon e em outras plataformas até a publicação impressa por editora.

OFICINA: MARKETING DIGITAL - UMA INTRODUÇÃO – 30 vagas
Coordenação: Ju Dias
Datas e horários:
Turma A - 3 e 5/4 - 14h às 16h
Turma B - 17 e 19/4 - 18h30 às 20h30
Público-alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos.
Resumo: Cada vez mais o uso estratégico das redes sociais é de extrema importância para a manutenção e crescimento de diferentes tipos de negócios. O objetivo desse encontro é apresentar de forma simples e descomplicada as principais redes sociais e suas ferramentas, ajudar a criar ou melhorar o perfil “comercial”, bem como utilizá-las de forma estratégica, aumentando o engajamento com o seu público, de forma mais clara, simples e econômica.

OFICINA FOTOGRAFIA DE RUA, DOS MESTRES AO INSTAGRAM – 30 vagas
Coordenação: Maneco Magnesio
Data e horário:
Turma A: 10, 12 e 14/4 das 14h às 16h
Turma B: 24, 26 e 28/4 das 10h às 12h
Público-alvo: Fotógrafos profissionais ou amadores e demais interessados, a partir de 16 anos.
Resumo: Embora uma das primeiras fotos da história tenha sido uma “fotografia de rua” (Daguerre - Boulevard du Temple), essa vertente da fotografia atravessou grande parte do séc. XX pouco discutida e analisada. Partindo dos mestres do passado, entenderemos como este gênero da fotografia chegou ao séc. XXI como um dos mais conhecidos e praticados pelos jovens fotógrafos, que compartilham milhares de imagens diariamente no Instagram. Também serão abordadas formas de diferenciar as suas fotos, que equipamento utilizar, tratamento de imagem, como apresentar seu trabalho, vertentes similares da fotografia e algumas noções básicas de direitos autorais e direitos de uso de imagem.

LA PRIMA DONNA - A PRESENÇA FEMININA NA ÓPERA: PERSONAGENS E INTÉRPRETES – 35 vagas
Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horários:
10, 12, 17, 19, 24 e 26/4 - 18h30 às 20h40
Público-alvo: interessados em ópera, a partir de 16 anos.
Resumo: Em seis encontros, o professor e pesquisador de música lírica Sergio Casoy aborda, com exemplos, os temas: a presença feminina nas primeiras óperas, protagonistas em Monteverdi; origem e significado da expressão "la prima donna"; rivalidades históricas entre sopranos famosos, a prima donna em papéis masculinos; extensão vocal das cantoras; o contralto prima donna em Vivaldi e em Rossini; o mezzo soprano na Itália e na França; o canto de coloratura no período barroco e no romantismo; e grandes personagens de Verdi e de Puccini para soprano prima donna.

WORKSHOP: ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E NEGÓCIOS CRIATIVOS – 50 vagas
Coordenação: Júnior Cecon
Data e horário:
Turma A: Dias 4, 6, 11 e 13/4 - 14h às 16h
Turma B: Dias 17, 19, 24 e 26/4 - 14h às 16h
Público-alvo: Agentes Culturais; programadores artísticos; grupos e Cia de arte e cultura; gestores de cultura e artistas em geral, a partir de 16 anos.
Resumo: O workshop tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos culturais e negócios criativos, alinhados ao seu fazer já em prática. Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural e impulsionar o seu negócio criativo partindo de suas experiências individuais e em conformidade às leis e programas de incentivo à cultura.