Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
30 de março de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Sesap capacita médicos para ampliar método anticoncepcional de longa duração na rede
Encontro aconteceu nesta terça (14) na Usafa Noêmia
15/3/2023
  Compartilhar no Whatsapp
Por Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está realizando uma capacitação sobre o método anticoncepcional de longa duração para os médicos que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município. Ocorrido nesta terça-feira (14) na Usafa Noêmia, o treinamento é mais uma etapa dos esforços desenvolvidos pela pasta para ampliar o acesso para a população a mais este método contraceptivo.

A primeira capacitação aconteceu em janeiro e em breve será agendado novo treinamento para contemplar os profissionais das unidades restantes. Ao término, todas as Usafas poderão realizar a aplicação do implante contraceptivo subdérmico, já que ele tem como característica ser um procedimento ambulatorial. Desta forma, o paciente tem totais condições de regressar para casa logo após a colocação.

Inicialmente indicado apenas a pacientes com alta vulnerabilidade (usuárias de drogas, mulheres em situação de rua) e risco clínico, a Sesap está ampliando na rede a oferta do implante contraceptivo subdérmico a outros públicos, tais como: adolescentes, pacientes com distúrbios psiquiátricos, multíparas (três partos ou mais), soropositivas, profissionais do sexo, mulheres submetidas à violência doméstica e aquelas com contraindicação absoluta a outros métodos contraceptivos.

“Para determinar a aplicação do implante é necessário que seja respeitado o protocolo com os critérios indicativos definidos pela Secretaria de Saúde Pública. Por isso, cada caso será avaliado pela equipe de saúde da família, que vai indicar o melhor método contraceptivo para a pessoa. Esse método em especial tem duração de três anos”, afirma a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde da Mulher da Sesap.

Demais métodos – Em Praia Grande, a população também pode ter acesso a outros métodos contraceptivos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles estão os preservativos masculino e feminino, a pílula e a injeção anticoncepcionais, disponíveis nas próprias Usafas, além da colocação de DIU (dispositivo intrauterino).

É ofertado ainda para as mulheres a realização de laqueadura, um método definitivo para não mais engravidar, e a vasectomia para os homens. Nesses casos, após avaliação e orientação na Usafa, a pessoa é encaminhada para o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara, que faz uma avaliação multiprofissional, oferece palestras sobre as diferenças de cada método e, dependendo do caso, realiza os encaminhamentos necessários para o procedimento cirúrgico no serviço de referência.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias