Sesap capacita médicos para ampliar método anticoncepcional de longa duração na rede

Encontro aconteceu nesta terça (14) na Usafa Noêmia

15/3/2023

Por Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está realizando uma capacitação sobre o método anticoncepcional de longa duração para os médicos que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município. Ocorrido nesta terça-feira (14) na Usafa Noêmia, o treinamento é mais uma etapa dos esforços desenvolvidos pela pasta para ampliar o acesso para a população a mais este método contraceptivo.

A primeira capacitação aconteceu em janeiro e em breve será agendado novo treinamento para contemplar os profissionais das unidades restantes. Ao término, todas as Usafas poderão realizar a aplicação do implante contraceptivo subdérmico, já que ele tem como característica ser um procedimento ambulatorial. Desta forma, o paciente tem totais condições de regressar para casa logo após a colocação.

Inicialmente indicado apenas a pacientes com alta vulnerabilidade (usuárias de drogas, mulheres em situação de rua) e risco clínico, a Sesap está ampliando na rede a oferta do implante contraceptivo subdérmico a outros públicos, tais como: adolescentes, pacientes com distúrbios psiquiátricos, multíparas (três partos ou mais), soropositivas, profissionais do sexo, mulheres submetidas à violência doméstica e aquelas com contraindicação absoluta a outros métodos contraceptivos.

“Para determinar a aplicação do implante é necessário que seja respeitado o protocolo com os critérios indicativos definidos pela Secretaria de Saúde Pública. Por isso, cada caso será avaliado pela equipe de saúde da família, que vai indicar o melhor método contraceptivo para a pessoa. Esse método em especial tem duração de três anos”, afirma a enfermeira Camilla Rodrigues Godinho, coordenadora de Saúde da Mulher da Sesap.

Demais métodos – Em Praia Grande, a população também pode ter acesso a outros métodos contraceptivos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles estão os preservativos masculino e feminino, a pílula e a injeção anticoncepcionais, disponíveis nas próprias Usafas, além da colocação de DIU (dispositivo intrauterino).

É ofertado ainda para as mulheres a realização de laqueadura, um método definitivo para não mais engravidar, e a vasectomia para os homens. Nesses casos, após avaliação e orientação na Usafa, a pessoa é encaminhada para o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara, que faz uma avaliação multiprofissional, oferece palestras sobre as diferenças de cada método e, dependendo do caso, realiza os encaminhamentos necessários para o procedimento cirúrgico no serviço de referência.