Por Rodrigo Herrero
A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Maracanã organizou na tarde desta terça-feira (14) uma sessão de escalda-pés para as pacientes da unidade e alunos da Academia da Saúde. O encontro faz parte do grupo de autocuidado criado pela Usafa e Academia para desenvolver atividades que promovam o bem-estar dos munícipes a partir de ações que possam ser realizadas pelas pessoas no dia a dia.
Desenvolvido por uma médica residente do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Praia Grande, o projeto continuou após o término de sua especialização. Atualmente, é conduzido pela médica de família e preceptora da Residência Médica na Usafa Maracanã, Victória Maria Funes D’Américo.
“O escalda-pés é uma das ações do grupo de autocuidado. Trata-se de uma atividade milenar, realizada com a imersão dos pés em água, sais, ervas e óleos essenciais. Através da mistura desses componentes podemos promover relaxamento, melhora do inchaço e de dores locais, melhora de infecções nos pés e, em alguns casos, pode ser também energizante”, detalha a médica.
Esse tipo de atividade faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, elas são utilizadas como recursos terapêuticos que atuam de forma integrada com o tratamento convencional, atuando especialmente na prevenção e na promoção à saúde.
A médica Victória Maria Funes D’Américo destaca que os encontros regulares do grupo de autocuidado são importantes e oferecem resultados bastante positivos ao longo do tempo. “Essas atividades de autocuidado são de extrema importância para que as pessoas saibam reconhecer e valorizar o que sentem e também para que elas coloquem em seu dia a dia momentos de cuidado com si mesmo, ajudando a prevenir e até mesmo tratar algumas doenças, promovendo o bem-estar desta população”.
O educador físico, Mauricio dos Santos, da Academia da Saúde Maracanã, reforça que o escalda-pés pode ser inserido no cotidiano das pessoas. “O escalda-pés pode ser realizado facilmente em casa, com uma bacia de água quente e alguns ingredientes adicionais, como sal grosso, óleos essenciais ou ervas. É uma técnica que pode ser incorporada facilmente na rotina de cuidados pessoais, trazendo benefícios imediatos para a saúde e o bem-estar”.
Saúde preventiva – Praia Grande tem investido maciçamente em saúde preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Recentemente, a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou a população: o Município ganhou nos últimos anos 10 novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. A rede conta ainda com nove Academias da Saúde e outras quatro devem ser entregues nos próximos anos.
Atualmente, o Município dispõe de 30 Usafas, alcançando 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, médicos e profissionais especialistas em saúde da família, além de também receber o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB). Contemplam ainda no suporte às unidades os profissionais dos Programas da Residência Médica e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.
A rede de Atenção Primária é mais próxima do munícipe e focada na prevenção, desafogando a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.
|