Abertura da exposição “A Cidade como Identidade” acontece nesta quinta (16) em PG

Com entrada gratuita, Galeria Nilton Zanotti receberá mostra da artista Márcia Santtos

Por Bruno Biazotto | 15/3/2023

Foto Indisponivel

Nesta quinta-feira (16), a Galeria de Artes Nilton Zanotti recebe uma nova exposição a partir das 19 horas. Com entrada gratuita, o público poderá conferir a mostra “A Cidade como Identidade”, da artista Márcia Santtos, que contará com mais de 30 obras autorais, incluindo gravuras produzidas a partir de embalagens cartonadas e outros materiais descartados.

Fazendo parte do Mês da Mulher em Praia Grande (confira a programação completa ao final da matéria), a mostra “A cidade como identidade” nasceu a partir de 2017, quando a artista passou a caminhar no entorno do seu ateliê, em Santos. “Caminhar é um processo de trabalho onde coleto plantas para ‘Nature printings’, objetos descartados para impressões e frotagens, além de desenhar e fotografar pessoas, animais e entorno para minhas investigações estéticas”, explica Márcia.

Nessas caminhadas, a autora estabeleceu diálogos afetivos com as edificações, apresentando a transitoriedade do tempo (grande parte das construções são datadas das décadas iniciais de 1900) e as relações construídas entre elas e as pessoas. “Nesta mostra, apresento uma cidade imaginária, recriada a partir de meu diálogo com a cidade real, que nos convida a nos reconhecermos nela”, complementou.

“A Cidade como Identidade” integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural/2022 e tem o aporte financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Visitação e endereço – A Galeria de Artes Nilton Zanotti está situada no Complexo Cultural Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600 – bairro Boqueirão. A visitação ocorre de terça a sexta, das 14h às 17h, e sábado, das 14h às 19h – exceto pontos facultativos e feriados.

Programação Mês da Mulher - Praia Grande está realizando uma programação cultural especial do Mês da Mulher. Ao longo de março, abertura de exposições, volta do programa Sexta Musical, espetáculo teatral, recital de piano estiveram entre as atrações, tudo oferecido gratuitamente.

Confira o restante da programação:

Palácio das Artes:
08/03 a 01/04: visitação das exposições “Diversidade na formação da identidade feminina em Praia Grande” (Hall Superior) e “Perspectiva Feminina” (Museu da Cidade) – terça a sexta, das 14h às 17h, e sábado, das 14h às 19h
Quinta (16/03)
19 horas: Abertura da exposição “A Cidade como Identidade” – Artista: Márcia Santtos – (Galeria de Artes Nilton Zanotti)

Atividades externas:
Sexta Musical
17/03: Aviação (Rua Américo Vespúcio Esquina Com Rua Eponina) – Artista: Karina Oliveira (Pop Rock)
24/03: Tupiry (Rua Cantor Jessé Esquina Com Av. São Francisco De Assis) – Artista: Marijuara (Forró/Piseiro)
31/03: Real (Rua Renato Francisco De Souza, Esquina Com Av. Pres. Kennedy) – Artistas: Joyce & Max (Sertanejo)

Feira de Artesanato Itinerante
11 às 17 horas
19/03 – Parque da Cidade

Semana das Mulheres nas Unidades Sociais - O Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, em parceria com a secretaria de Assistência Social (seas), Ong Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e o Conselho Estadual da Condição Feminina, realiza a 15ª Edição da Semana da Mulher. O tema este ano aborda a prevenção da violência contra a mulher. A abertura está marcada para a principal data do mês e diversos eventos voltados a elas ocorrem pela Cidade. Confira a programação completa pelo link https://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias/noticias/noticia_01.asp?cod=58180.