Curso de hambúrguer artesanal ensina técnicas para o lanche perfeito

Alunos estão aprendendo desde a confecção de pães até o preparo de molhos

15/3/2023

Ana Gabriela Salu

Pão macio, hambúrguer suculento, queijo derretido, salada e molhos a gosto. Seria essa a receita para o lanche ideal? Quais os segredos que se escondem nos famosos hambúrgueres artesanais? Os alunos do curso de hamburgueria artesanal estão aprendendo as respostas para essas e outras perguntas. A turma, que está tendo aulas no PIC Real e finaliza o curso dia 17 de março, está aprendendo na prática a arte de produzir bons lanches.

Nas aulas, eles foram apresentados a diversas técnicas. Aprendendo a fazer os pães, a prezar pela qualidade dos ingredientes e diversas preparações de hambúrgueres: quais as melhores carnes, quantidade de carne e gordura ideais, confecção de hambúrgueres recheados, hambúrgueres de salmão, de cordeiro e opções vegetarianas. Além disso, aprendem sobre o preparo de molhos e acompanhamentos. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A confeiteira Bianca Costa Pinto de Morais viu no curso de hamburgueria artesanal a oportunidade de expandir os negócios. “Gostei de todos os cursos que fiz e estou gostando desse também. Estou apaixonada por todo o aprendizado que estou tendo e já pensando em começar a vender. Aqui me ensinaram a fazer tudo de forma artesanal, desde o pão até os molhos”.

Já Solange Martins Pereira, que é dona de uma lanchonete, já está incorporando as receitas ao cardápio. “Como dona de uma lanchonete eu sei que a moda da vez são os lanches artesanais, por esse motivo esse curso veio no momento ideal. Estou gostando muito e já incorporei algumas receitas no meu cardápio. Com certeza, tudo que aprendi aqui vai ser útil no meu dia a dia”.

“Trazer esses cursos faz com que as pessoas tenham cada vez mais oportunidade de se profissionalizar. Esse é um dos principais objetivos que temos na Seai, desenvolver o potencial dos nossos moradores e incentivar o comércio local através do empreendedorismo”, comentou o secretário de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano.