Com um ano de funcionamento, farmácia da UPA Quietude forneceu mais de 70 mil itens

Funcionando todos os dias, das 8 às 20 horas, equipamento ampliou acesso à população

16/3/2023

Por Rodrigo Herrero

A farmácia da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude completou recentemente um ano de funcionamento com resultados bastantes positivos. Desde a sua inauguração foram registrados mais de 43 mil atendimentos, superando 56 mil receitas dispensadas e 70 mil itens fornecidos. Esses números evidenciam o êxito do equipamento na ampliação do acesso aos medicamentos para a população que utiliza a rede de Urgência e Emergência do Município.

O horário de atendimento da farmácia é de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 20 horas. Com isso, os munícipes têm um período maior para retirar as medicações, inclusive quando as Unidades de Saúde da Família (Usafas) não estão disponíveis. Dessa forma, os pacientes que passam em consulta podem iniciar o tratamento de maneira mais rápida.

“Desde a inauguração, a população não precisa mais se deslocar até a Usafa para retirar a medicação. O horário até 20h na farmácia da UPA Quietude oportuniza quem tem dificuldade de comparecer na Usafa no seu horário de funcionamento”, afirma o diretor do Departamento de Administração da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Valmir Perez Junior.

Na farmácia são distribuídos medicamentos receitados pelos médicos e que são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes atendidos em qualquer unidade do Município. Ou seja, pacientes que passaram pela UPA Samambaia, PS Central, Complexo Hospitalar Irmã Dulce ou mesmo em alguma Usafa podem retirar medicação na farmácia da UPA Quietude.

De acordo com a Sesap, são distribuídos, mediante receita, medicamentos como antibióticos, antitérmicos, anti-inflamatórios, xaropes e outros para tratamentos como infecções e síndromes gripais. O local não fornece medicações da Farmácia de Alto Custo, distribuídas nas Usafas, e psicotrópicos, que são ofertados pelas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

“A farmácia é mais uma ferramenta para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. No local estão disponíveis os medicamentos oferecidos na Atenção Primária e a pessoa já sai da UPA podendo iniciar seu tratamento com a medicação”, destaca a diretora de Divisão de Assistência Farmacêutica da Sesap, Erika Cristina Augusto Zulli Leitão.

A UPA Quietude fica na Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº, no Bairro Quietude.

Investimentos – Praia Grande investiu cerca de R$ 30 milhões em Saúde nos últimos anos. Equipamentos de última geração em todas as áreas: Atenção Primária, Especialidades e Urgência e Emergência. Na Atenção Primária, o Município é referência em todo o país, somando 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e é uma das poucas cidades que atendem 100% de sua população.

Já na área hospitalar, a Cidade conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce que compreende, além do Hospital Municipal, o novo Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG).

A Cidade conta ainda com a UPA Quietude e três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue este ano.

A inauguração do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, ocorrida em janeiro, ampliou o atendimento de Urgência e Emergência no Município. A unidade substitui o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.