Por Rodrigo Herrero
Inaugurado em janeiro, o novo Pronto-Socorro Central de Praia Grande ampliou o atendimento de urgência e emergência no Município. Os números deixam isso claro. Com quase dois meses de funcionamento, a unidade já realizou mais de 33 mil atendimentos, uma média de mais de 600 por dia.
Localizada no Bairro Guilhermina, a unidade atende 24 horas por dia e, nesse período, registrou em sua grande maioria atendimentos relacionados à clínica médica, com 25,4 mil atendimentos, seguidos de 4,5 mil de pediatria, 3 mil relacionados à ortopedia e pouco mais de 600 atendimentos em odontologia, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que gerencia o equipamento de forma compartilhada com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Diante do cenário de grande procura do PS Central, membros da Sesap e SPDM se reuniram nesta quarta-feira (15) para discutir formas de aprimorar o atendimento no PS Central e em toda a rede de Urgência e Emergência. O objetivo é prosseguir garantindo um atendimento de qualidade à população.
Foram debatidos o tempo de atendimento na porta do PS Central e questões recorrentes à queda ou travamento do sistema informatizado, entre outros temas. A humanização do atendimento também foi motivo de reflexão, com propostas de ações para orientar a população sobre os critérios de priorização e classificação de risco.
“São questões pontuais e ajustes comuns a um início de funcionamento, mas que já estão com soluções em andamento. Estamos buscando desenvolver estratégias para aprimorar o atendimento não só no PS Central, mas em toda a rede de Urgência e Emergência”, afirma o secretário de Saúde substituto Adriano Maximiano Soares.
A Sesap orienta que, para casos mais simples ou que demandem um acompanhamento em saúde mais prolongado, a população procure as Unidades de Saúde da Família (Usafas), que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município.
Praia Grande conta com 30 Usafas, alcançando 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. As unidades estão voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Nas Usafas ocorre o Acesso Avançado, uma escuta qualificada que direciona o atendimento do paciente de acordo com o risco apresentado. Muitos pacientes são atendidos pela equipe no dia e outros são agendados.
Esse trabalho desenvolvido pela rede de Atenção Primária aumenta a prevenção, evitando procedimentos de urgência, emergência e hospitalares. Para o atendimento de casos mais graves, Praia Grande conta com duas UPAs, Quietude e Samambaia, e o Pronto-Socorro Central. Todas essas unidades utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves, com atendimento 24 horas.
Sobre o PS Central – O novo Pronto-Socorro Central, que fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 1.491, no Bairro Guilhermina, atende urgências e emergências todos os dias da semana, 24 horas. A unidade substitui o antigo PS que ficava localizado em área anexa ao Hospital Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe projeto para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.
O novo PS Central de Praia Grande possui modernos aparelhos, como um tomógrafo. Além das duas salas de cirurgias ambulatoriais, outro diferencial da unidade é o consultório odontológico, que atende casos relacionados a urgência.
Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.
|