Somente no primeiro bimestre de 2023, a Secretaria de Finanças (Sefin) registrou mais de 17 mil atendimentos realizados. Para alcançar um resultado tão expressivo, novas políticas de atendimento e serviços foram adotadas para facilitar a vida do contribuinte praia-grandense.
Durante janeiro, mês em que a Cidade recebe muitos turistas, entre eles proprietários dos imóveis, a Sefin chegou a registrar, em um único dia, cerca de 900 pessoas atendidas, ou seja, mais que o dobro da capacidade de atendimento que a secretaria tinha antes da implementação de novas ferramentas digitais.
A grande maioria dos serviços pode ser acessada pelo site da prefeitura, whatsapp ou email, como por exemplo, parcelamentos, boletos à vista, extrato de débitos, segunda via de carnês, além de certidões, atualização cadastral, serviços voltados a empresas e autônomos, entre outros.
A modernização dos serviços segue com a instalação dos Totens de autoatendimento, no Paço Municipal e em locais estratégicos como o shopping center, essa ferramenta também tem papel fundamental na ampliação dos serviços. Com a implantação dos Totens PG Online, os munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como emissão de 2ª via de IPTU, emissão de 2ª via Cosip, certidão negativa ou positiva de débitos imobiliários, emissão certidão valor venal, emissão de alvará de exercícios anteriores, extratos de débitos imobiliário e diversos serviços às empresas, autônomos, feirantes e ambulantes.
Entre os canais on-line e os Totens PG OnLine, foram registrados, nos últimos dois meses, mais de oito mil atendimentos. “Eu fiquei impressionada, pois é muito prático, a diversidade de serviços que estão disponíveis nos totens é gigantesca. Você consegue resolver as coisas de maneira rápida, sem fila e sem burocracia”, destacou, Angela Maria de Oliveira, contadora, que utilizou o serviço de autoatendimento para verificar débitos de IPTU.
A Central Acerta PG, também faz parte dos novos serviços disponibilizados pela prefeitura, assuntos relacionados a Dívida Ativa, como parcelamentos e quitação de débitos, por exemplo, podem ser tratados ligando para o número (13) 3512-4390 para obter ajuda relacionada aos serviços.
Mesmo com os diversos canais on-line, telefônicos e de autoatendimento, a Sefin continua empenhada em oferecer atendimento presencial de qualidade àqueles que preferem ou necessitam comparecer ao Paço Municipal. Nos últimos dois meses quase nove mil atendimentos foram realizados nos guichês que atendem de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. “Eu prefiro ser atendido pessoalmente pois não tenho muita habilidade com computador e celular, por isso vim até aqui entregar a documentação para ter redução no meu IPTU pois sou aposentado. Fui muito bem recebido e atendido rapidamente”, explicou Silvério Brito Ferreira, morador de Praia Grande.
De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, os números mostram que a população de Praia Grande tem aprovado a agilidade que as plataformas de atendimento proporcionam. “Desde a implantação das novas ferramentas e canais de atendimento, a Sefin vem aprimorando e ampliando as opções no menu de serviços disponíveis. A prova que está dando certo é a boa avaliação dos contribuintes que utilizam esses canais”.
Serviços - Os contribuintes podem acessar os serviços on-line pelo site www.praiagrande.sp.gov.br, basta clicar no banner "Serviços Online" e escolher o serviço desejado. Para ser atendido pela Central Acerta PG, basta ligar no número (13) 3512-4390 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já o atendimento presencial é realizado na Secretaria de Finanças que fica no Paço Municipal, localizado na Avenida Presidente Kennedy,9000, térreo, de segunda sexta-feira, das 9h às 16h.
|