Colaboração Rafaela Ribeiro
Na sexta-feira (17), o auditório Jornalista Roberto Marinho sediou o último dia da 15ª Semana da Mulher, realizada pela ONG DCM (Defesa e Cidadania da Mulher) com o apoio da Prefeitura de Praia Grande, Conselho Estadual de Condição Feminina (CECF) e Fundo Social de Solidariedade. A coordenadora das DDMs do Estado de São Paulo, Jamila Ferrari, ministrou uma palestra sobre a importância das delegacias especializadas no atendimento feminino.
Na abertura, o evento contou com uma apresentação do coral Estrela da Mama, seguido por uma apresentação de dança cigana. Ao final da palestra ela dedicou um momento para tirar dúvidas do público sobre como denunciar situações de abuso contra mulheres.
Durante a palestra, Jamila, discutiu assuntos como o papel das DDMs, e os serviços oferecidos por elas, a importância das mulheres conhecerem seus direitos, e quais atitudes a rede de apoio pode tomar para ajudar uma mulher que foi vítima de violência.
“As mulheres estão conhecendo mais os seus direitos, tem se falado mais sobre isso, porém ainda falta informação eficiente, que chegue para todas as mulheres. Quem mora na cidade grande tem mais acesso, mas a mulher que mora em uma região rural talvez não saiba dos seus direitos".
De acordo com a presidente da ONG DCM, Ana Silvia Passberg de Amorim, a Semana da Mulher tem a finalidade de trazer informação, cultura. “Encerramos esta semana com um grande destaque. O dia internacional da mulher é um dia para as mulheres relembrarem todas as lutas que já ocorreram para que a gente pudesse estar aqui”.
A coordenadora dos PICs e CAFES de Praia Grande, Jô Luna, também esteve presente no evento. Segundo ela, o munícipio de Praia Grande vem trabalhando de todas as maneiras possíveis para reduzir a desigualdade entre homens e mulheres. “No Município, investimos principalmente na Educação e Assistência Social para isso”.
|