Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Moradora do Real cria lanchonete com receitas que aprendeu no PIC
Solange adaptou receitas para criar novos salgados e doces
20/3/2023 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp
A aposentada Solange Martins Pereira, de 65 anos, é uma daquelas mulheres que sabem preparar deliciosos quitutes, doces e salgados. Boa parte dessas delícias aprendeu a fazer nas aulas do PIC e, a partir daí, passou a vender para as pessoas mais próximas. Há mais de cinco anos adapta as receitas das aulas e faz sucesso com seus clientes.

Quando cuidava da banca de jornal na frente da unidade ficava com vontade de fazer as aulas, mas o tempo não a deixava. As clientes comentavam que estavam adorando aprender coisas novas. Por mais que Solange quisesse, não conseguia aproveitar as aulas. Na época, ganhou o apelido de “Sol da Banca”.

Depois que largou o emprego resolveu investir em sua grande paixão: fazer doces e salgados. Tia Sol conseguiu frequentar as aulas do PIC e ali aprendeu a fazer o pão de ervas, seu primeiro grande sucesso entre os clientes. Também aprendeu a fazer doces finos para casamentos, o que ajudou na renda.

Gostou tanto dos cursos que virou vizinha da unidade, onde hoje está criando o “Cantinho da Tia Sol”, uma pequena lanchonete onde vende suas criações, como a esfiha e o croissant com massa de ervas, as tortinhas de sorvete, milk-shakes, banana split, sorvetes nas casquinhas banhadas em chocolate e muitos outros.

“Me mudei para essa casa em setembro, e há cinco meses estou montando meu cantinho. Aos poucos vou me organizando, trazendo mais opções para os meus clientes. Está um pouco devagar porque tem chovido muito, mas me salvo com os pedidos pelo telefone. Aos finais de semana vem bastante gente, porque tem muito turista por aqui”.

“O PIC abriu caminhos para mim, porque eu já tinha uma noção de cozinha, mas tenho muito mais conhecimento agora. Antes meus pães saiam duros, ficavam feios, hoje ficam gostosos. Aluguei um espaço para montar minha cozinha de trabalho, mas não consegui bancar os custos porque as restrições dos últimos anos impediram meus principais clientes (alunos e comerciantes locais) de saírem para rua”.

Ela não para. No momento está fazendo o curso de hambúrguer artesanal, no PIC Real, e em breve o Cantinho da Sol deve ganhar novidades. “O conhecimento que adquiri no PIC representa um futuro para mim, sem ele eu não teria aprendido a fazer as delícias que vendo aqui. Não penso em ficar rica com isso, mas estou me realizando todo os dias”.

Para conhecer as delícias do Cantinho da Sol, basta entrar em contato com a Solange, pelo telefone/whatsapp para pedidos, que é (13) 99165-6076.

PIC/Cafe - Se você gostou da história da Solange e gostaria de conhecer as unidades do PIC ou do Cafe, que também disponibilizam cursos, acesse a Carta de Serviços do Município e busque pelas unidades. Lá tem o endereço e o telefone de contato do PIC ou Cafe mais próximo de você. Essas unidades contam com diversos cursos nas áreas de culinária, artesanato, esporte, dança e muitas outras opções para jovens e adultos de diversas faixas etárias que acontecem ao longo do ano. Basta acessar o site do Município (www.praiagrande.sp.gov.br) e clicar em “Carta de Serviços”.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias