Credenciado ao Município, Hospital Igesp inicia atendimentos na segunda-feira (27)

Unidade ofertará 500 procedimentos entre cirurgias e exames para os pacientes do SUS

24/3/2023

Por Rodrigo Herrero

Praia Grande recebe mais um equipamento que destaca o crescimento da Cidade. Trata-se do Hospital Igesp, do Grupo Trasmontano, inaugurado durante solenidade ocorrida nesta sexta-feira (24). O atendimento à população se iniciará na segunda-feira (27). Credenciado junto ao Município, a unidade privada também irá prestar inúmeros atendimentos para a rede pública, como exames, procedimentos e cirurgias. O equipamento fica na Avenida Guadalajara, nº 453, Bairro Guilhermina.

Inicialmente, o novo hospital ofertará para o Município 500 procedimentos entre cirurgias gerais e ginecológicas e também exames de alta complexidade. A grande vantagem é que esses procedimentos poderão ser feitos na Cidade, evitando maiores deslocamentos. Os primeiros pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande estão agendados para atendimento a partir do dia 1º de abril. São 60 avaliações de cirurgia geral que vão dar início na parceria da empresa com o Município.

“Receber um equipamento desse porte na Cidade é motivo de muito orgulho para nós. Praia Grande criou condições ao longo dos anos e hoje oferece uma grande infraestrutura, possui saúde financeira e é uma Cidade que cresce, o que atrai grandes empreendimentos como esse. E essa parceria que fizemos vai contribuir bastante, pois são procedimentos e exames de atribuição do Estado que as pessoas estão esperando desde a época da pandemia e o Município resolveu assumir esse encargo para dar alegria e saúde a quem está com dor e precisa do atendimento”, afirmou a prefeita Raquel Chini.

Além da prefeita, participaram da inauguração o ex-prefeito de Praia Grande e atual deputado federal, Alberto Mourão, o secretário de Saúde Pública praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, dirigentes do Grupo Trasmontano e autoridades e políticos da Cidade e também da Região Metropolitana da Baixada Santista e da capital paulista.

O presidente do Grupo Trasmontano, Fernando José Moredo, agradeceu a todos os envolvidos com o projeto e elogiou a gestão pública praia-grandense durante o processo que culminou com a inauguração do Hospital Igesp. “Eu faço um elogio todo especial à lisura e ao comportamento que todos de Praia Grande sempre tiveram conosco, desde os prefeitos, secretários, vereadores e os mais humildes servidores. Todos demonstraram caráter muito elevado e também tem muito talento, tanto que nossa obra só foi possível graças a essas pessoas que sempre foram muito corretas conosco”.

Rede credenciada – Com essa parceria, será aumentada a quantidade de cirurgias ofertadas pela Administração Municipal, que já conta com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e a Santa Casa de Santos para a realização de cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes). O mesmo vale para os exames, pois a unidade privada se junta aos mais de 50 prestadores de serviço credenciados junto a Saúde Pública de Praia Grande também nessa área. São empresas que auxiliam em consultas, exames, procedimentos e cirurgias, colaborando para reduzir o tempo de espera para diversas especialidades.

Os pacientes SUS que serão atendidos pelo equipamento privado são aqueles que já passaram com os médicos especialistas na rede municipal e estão aguardando serem chamados. “Trata-se de uma parceria inédita, porque também vamos fazer no Hospital Igesp atendimentos SUS, proporcionando a realização e procedimentos de alta complexidade aqui no Município. Isso possibilita dar mais acesso para a população praia-grandense. Não tenho dúvida nenhuma que Praia Grande, Baixada Santista e Região terão um equipamento de ponta”, declarou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

O Hospital Igesp irá ofertar inicialmente para o Município cirurgias gerais e ginecológicas. Entre elas, estão: cirurgias diversas de hérnia, retirada de vesícula biliar, histerectomia (retirada do útero), tratamento cirúrgico de incontinência urinária, vasectomia, postectomia, tratamento cirúrgico de varizes, entre outras. Entre os exames credenciados neste primeiro momento estão: ressonância magnética, angiorressonância, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, densitometria óssea, mamografia.

Homenagem – Parte integrante nas tratativas que levaram ao início das obras do Hospital Igesp, o ex-prefeito de Praia Grande e atual deputado federal Alberto Mourão também esteve presente na solenidade. Como homenagem, ele recebeu do presidente do Grupo Transmontano uma placa comemorativa da entrega da unidade.

“Eu gostaria de agradecer e dizer que recebo isso em nome da equipe de trabalho que ao longo dos cinco mandatos acompanharam essa transformação da Cidade e permitiram que a gente tivesse um modus operandi diferenciado, criando facilidades para que o setor privado viesse a investir em Praia Grande. O setor público precisa fazer a infraestrutura e criar condições para atrair investimentos, é isso que o Brasil está precisando”, disse, emocionado.

Maternidade – Após a solenidade, as autoridades presentes puderam conhecer as dependências do hospital. Mas antes, uma surpresa emocionante para a prefeita e para o seu esposo Wilson Roberto Mendes de Sá. Como uma forma de homenagem e agradecimento, o diretor de Operações do Grupo Transmontano, Julio Cesar de Machado Lobato, anunciou que a Maternidade do Hospital Igesp irá se chamar Gabriel Chini, em homenagem ao filho do casal que morreu em 2019 em um acidente de carro com apenas 23 anos de idade.

“Era um menino que amava crianças e deixou para mim uma netinha que faz três anos agora. E eu tenho certeza de que ele vai estar iluminando esse espaço e trazendo alegria porque ele era muito alegre, brincalhão, então, ele vai estar por aqui fazendo a festa com essas crianças”, comentou a prefeita, bastante emocionada.

A Maternidade Gabriel Chini começará a funcionar a partir de abril.

Estrutura – O Hospital Igesp conta com 190 leitos de internação geral obstétrica e pediátrica, além das Unidades de Terapia Intensiva adulto, infantil e neonatal. O local também possui pronto-socorro infantil e adulto, além de atendimento para diversas especialidades e centro de diagnósticos, devendo gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos.

São mais de 34 mil metros de construção, com uma infraestrutura moderna e completa. A unidade hospitalar conta com equipamentos de última geração e a mais avançada tecnologia médica para atendimento ao público.

O hospital possui ainda um centro cirúrgico composto por 10 salas equipadas com tecnologia de ponta para a realização de procedimentos de média e alta complexidade, incluindo cirurgias cardíacas e neurocirurgias, além de amplo e moderno centro de diagnósticos.

Investimentos – Praia Grande investiu mais de R$ 30 milhões em Saúde nos últimos anos, além do orçamento já previsto. Equipamentos de última geração foram implantados e adquiridos em todas as áreas: Atenção Primária, Especialidades e Urgência e Emergência. Na Atenção Primária, o Município é referência em todo o país, somando 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e é uma das poucas cidades que atendem 100% de sua população.

Já na área hospitalar, a Cidade conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce que compreende, além do Hospital Municipal, o novo Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG).

A Cidade conta ainda com a UPA Quietude e três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue no primeiro semestre de 2023.

A inauguração do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, ocorrida em janeiro, ampliou o atendimento de Urgência e Emergência no Município. A unidade substitui o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.