Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Usafa Samambaia promove palestra sobre obesidade
Encontro ocorreu na Academia da Saúde nesta quarta-feira (29)
29/3/2023
  Compartilhar no Whatsapp
Por Rodrigo Herrero

Como mais uma atividade de promoção à saúde e prevenção de doenças, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Samambaia promoveu na manhã desta quarta-feira (29) uma palestra sobre obesidade. O encontro aconteceu na Academia da Saúde e reuniu os alunos do equipamento e os pacientes da Usafa.

O encontro foi conduzido pelo educador físico João Augusto Alves, das Academias da Saúde Samambaia e Aloha, e pela nutricionista Cristina Freitas, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) de Praia Grande. Ambos trataram sobre o crescimento no número de pacientes obesos nos últimos anos e o impacto que esse problema gera na saúde pública. O público participou de maneira ativa, perguntando e compartilhando suas experiências com a alimentação.

“A obesidade envolve muitos pontos: alimentação, inatividade física, questões hormonais, histórico familiar e vivência cultural, aspectos psicológicos como ansiedade e depressão e também de cunho social, como convivência familiar, costumes familiares e influência de amigos”, pontuou o educador físico João Augusto Alves.

O objetivo de palestras como essa é compartilhar cada vez mais conhecimento sobre saúde com a população. Desta forma, os munícipes podem ser multiplicadores dessa informação para parentes e amigos, promovendo cada vez mais qualidade de vida a toda a comunidade.

“É muito importante nos atentarmos para a obesidade e as patologias que podem ocorrer juntamente, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, dores nas articulações por sobrecarga, principalmente na fase infantil e pós-pandemia. Hoje a obesidade é um problema de saúde pública, onde uma equipe multidisciplinar tem que estar presente. Médico, nutricionista, agentes de saúde, psicólogo e educador físico devem agir em conjunto para esclarecer sobre o assunto e possibilitar mais conhecimento em saúde”, finalizou João Augusto Alves.

Saúde preventiva – Praia Grande tem investido maciçamente em saúde preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Recentemente, a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou a população: o Município ganhou nos últimos anos 10 novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. A rede conta ainda com nove Academias da Saúde e outras quatro devem ser entregues nos próximos anos.

Atualmente, o Município dispõe de 30 Usafas, alcançando 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, médicos e profissionais especialistas em saúde da família, além de também receber o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB). Contemplam ainda no suporte às unidades os profissionais dos Programas da Residência Médica e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.

A rede de Atenção Primária é mais próxima do munícipe e focada na prevenção, desafogando a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias