Praia Grande está entre as melhores cidades do Brasil para empreender e entrou para o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, conforme estudo divulgado esta semana pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na Baixada Santista, a Cidade ocupa a segunda colocação.
O Índice de Cidades Empreendedoras tem como objetivo analisar e comparar os ecossistemas empreendedores das 101 cidades mais populosas do Brasil, explorando as condições que essas cidades oferecem para o desenvolvimento da atividade empreendedora. O estudo é elaborado anualmente.
Praia Grande figura em 54º lugar, ficando na segunda colocação entre as cidades da Baixada Santista. Além disso, subiu duas posições em relação ao ano passado, quando estava em 56º lugar. Nesta quarta-feira (29), por exemplo, ocorreu a inauguração da nova loja do Grupo Pão de Açúcar (GPA) em solo praia-grandense, localizada no Bairro Canto do Forte.
Um dos quesitos analisados no estudo é tributação, no qual foi observada uma melhora na qualidade da gestão fiscal, aumento do PIB, das compras públicas e do número de operações de crédito.
A estratégia de digitalização da disponibilidade dos serviços, facilitando o acesso e a vida do munícipe, refletem a boa colocação do Município no quesito "Ambiente regulatório". Com a desburocratização dos processos internos, o Município permite uma redução no tempo dos processos, facilitando cada vez mais a abertura de novos negócios na Cidade.
Também é possível observar o impacto dos investimentos na área da Educação, no quesito "Capital Humano". Com 79 escolas municipais, além de duas escolas técnicas, todas equipadas com lousa digital e chromebooks, A Administração Municipal oferta uma aprendizagem conectada aos tempos atuais, fazendo com que os alunos sejam melhor preparados para o futuro.
É importante observar que Praia Grande investe maciçamente em obras de infraestrutura, modernizando todas as regiões da Cidade. O reflexo deste trabalho planejado, e que já vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, é o aumento do interesse de investidores e empresas de diversos segmentos em se instalar no Município.
Para a secretária de Planejamento de Praia Grande, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira a presença de Praia Grande no ICE demonstra a importância da Cidade no cenário econômico da região. “O Município vem crescendo a cada ano e o planejamento realizado pela Administração Pública é fundamental para que todas as áreas se desenvolvam também. Esse crescimento organizado atrai novos empreendimentos e mostra que estamos no caminho certo”.
Praia Grande está em pleno processo de revisão do Plano Diretor 2027/2036, que é a ferramenta que fornece diretrizes para a Administração Pública elaborar políticas públicas em diversas áreas. Para isso, oficinas estão sendo realizadas nos bairros da Cidade para que a população participe do processo apresentando propostas e sugestões.
|