Nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), guardas civis municipais do Grupamento Ambiental de Praia Grande participam de um treinamento voltado ao controle de transporte de Resíduos da Construção Civil (RCC). O objetivo é integrar os sistemas utilizados no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) da Cidade ao trabalho de controle desse tipo de material já realizado pelo Grupamento Ambiental e pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
Praia Grande conta com mais de 3.300 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade, sendo grande parte delas instaladas em pontos estratégicos ao longo da rota de transporte de RCC. Dessa forma, é possível realizar a análise de horários com maior fluxo de veículos, criando um indicador de suspeitabilidade. As câmeras de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) é umas das principais ferramentas para esse trabalho, uma vez que que é responsável pela identificação de placas de veículos que entram em saem da Cidade.
Para isso, em um primeiro momento, parte do efetivo do Grupamento Ambiental passará pelo treinamento, ministrado pelo Departamento de Planejamento e Tecnologia da Seasp (Secretaria de Assuntos de Segurança Pública).
Uma bancada específica para este trabalho está sendo montada no Cicoe e já deverá estar em atividade a partir da próxima semana.
As operações serão alimentadas ainda pelas informações constantes do Sistema Coletas On-line, já utilizado pela equipe de campo do Grupamento Ambiental cujo acesso é fornecido pela Sema, e serão compartilhadas com a bancada de operações ambientais. O Coletas On-line é um aplicativo que acompanha o gerador dos dejetos até o destino final quando o produto chega ao receptor. Todas as empresas que trabalham com transporte e recebimento de restos da construção civil são obrigadas a efetuar o cadastro no sistema.
O monitoramento será feito em tempo real, especialmente para caminhões ou veículos suspeitos previamente comunicados.
|