Por Rodrigo Herrero
As Academias da Saúde Santa Marina e Ocian promoveram na sexta-feira (31) uma caminhada em prol do Março Lilás, com o objetivo de conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero. Os alunos das duas unidades se encontraram na pista de skate do Bairro Ocian para uma caminhada pela Orla até o Emissário Submarino do Bairro Tupi, em mais uma ação alusiva ao mês da saúde da mulher em Praia Grande.
Antes de começar a atividade, os educadores físicos Aline Ferreira Sá de Lima e Victor Hugo Ninelli Luz reuniram o grupo na praia para um aquecimento e reforçaram a importância da realização do exame preventivo ginecológico (Papanicolau) para detecção precoce de qualquer problema, potencializando o tratamento e a cura. Em seguida, a professora Aline entregou para os participantes bilhetes destacando a importância da prevenção. O objetivo foi fazer com que os alunos abordassem, durante a caminhada, outras mulheres para tratar desse assunto, ampliando o alcance da promoção da saúde.
“Aproveitando o mês de prevenção e combate ao câncer do colo do útero, realizamos essa caminhada para multiplicar a informação sobre a importância da ação e do exame preventivo e destacar que cuidar também é um ato de amor, afirmou a educadora física da Academia da Saúde Santa Marina, Aline Ferreira Sá de Lima.
O educador físico da Academia da Saúde Ocian, Victor Hugo Ninelli Luz ressaltou o papel do educador na promoção da saúde junto à população. “A cada evento que realizamos vejo a importância de passar informações sobre saúde, pois, por mais simples que possa parecer, sempre tem alunas que falam que não sabiam de algo. E nosso papel como educadores da área da saúde é justamente esse, divulgar e mostrar a importância da prevenção para um possível tratamento precoce, quando for o caso”, disse.
Mês da Mulher – Durante todo o mês de março, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande intensificou o atendimento ao público feminino, com a ampliação da oferta de exames preventivos ginecológicos nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município, além do encaminhamento para a realização de exames de mamografia na rede credenciada e outras ações de saúde preventiva. Mas os serviços seguem disponíveis durante o ano todo, basta a moradora procurar a Usafa onde está cadastrada.
Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).
Confira o endereço das Academias de Saúde:
Academia da Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim;
Academia da Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica;
Academia da Saúde Rio Branco (Esmeralda II) – Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda;
Academia da Saúde Maracanã – Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã;
Academia da Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia da Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian;
Academia da Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia;
Academia da Saúde Santa Marina – Rua Clovis Batista dos Santos, Anhanguera;
Academia da Saúde São Jorge – Rua João Batista de Siqueira – Vila São Jorge.
|