Por Rodrigo Herrero
No encerramento do mês da saúde da mulher em Praia Grande, a Academia da Saúde Melvi realizou uma série de atividades para a comunidade na sexta-feira (31). Foram oferecidos um aulão de ritmos, uma sessão de dança do ventre e uma palestra sobre saúde mental, unindo exercício e informação em saúde para a população.
A atividade foi iniciada com bastante animação durante a aula de ritmos do educador físico da Academia, Sérgio do Nascimento Nogueira Junior. Em seguida, a servente Cremilda Ribeiro Silva, da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Melvi, apresentou alguns passos de dança do ventre para os presentes, levando bastante descontração para o encontro.
“Para mim foi uma experiência incrível poder mostrar a eles os movimentos básicos dessa dança. A dança do ventre traz vários benefícios para a nossa saúde. Nos ajuda na coordenação motora, flexibilidade, autoconfiança e principalmente na autoestima”, afirmou Cremilda.
Ao término do encontro, a médica de saúde da família, Karoline Silva Teixeira, e a enfermeira Ângela Bezerra da Silva palestraram sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. “Abordamos aspectos sobre a prevenção, a identificação de alguns fatores que podem apontar algum problema emocional e a importância de procurar ajuda. Foi um bate-papo aberto para esclarecer dúvidas, expor algumas emoções e também falar sobre como o esporte, a atividade física e a dança influenciam positivamente na nossa mente”, declarou Ângela.
Para o educador físico Sérgio do Nascimento Nogueira Junior, essa mescla de atividades que envolvem tanto a parte física quanto a mental foi bastante proveitosa. “Acredito que a vivência com a presença de outras culturas, seja através de atividades, danças ou jogos é sempre benéfica. E, no mês da mulher, uma dança que trabalha muito bem a autoestima e o empoderamento, além do bate-papo sobre saúde emocional, foi muito positivo para as participantes”, disse.
Mês da Mulher – Durante todo o mês de março, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande intensificou o atendimento ao público feminino, com a ampliação da oferta de exames preventivos ginecológicos nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município, além do encaminhamento para a realização de exames de mamografia na rede credenciada e outras ações de saúde preventiva. Mas os serviços seguem disponíveis durante o ano todo, basta a moradora procurar a Usafa onde está cadastrada.
Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).
Confira o endereço das Academias de Saúde:
Academia da Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim;
Academia da Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica;
Academia da Saúde Rio Branco (Esmeralda II) – Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda;
Academia da Saúde Maracanã – Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã;
Academia da Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia da Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian;
Academia da Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia;
Academia da Saúde Santa Marina – Rua Clovis Batista dos Santos, Anhanguera;
Academia da Saúde São Jorge – Rua João Batista de Siqueira – Vila São Jorge.
|