Por Rodrigo Herrero
Nesta quarta-feira (12) começaram a ser realizados os primeiros procedimentos cirúrgicos da parceria firmada pela Prefeitura de Praia Grande com o Hospital Igesp, do Grupo Trasmontano. Foram agendadas para este dia sete cirurgias gerais (três de hérnia e quatro de vesícula biliar). Outras 35 estão previstas entre o fim de semana e o próximo dia 19, totalizando 42 cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são urgentes) em pacientes da rede pública de Saúde, em menos de um mês de convênio.
Aproximadamente 60 moradores que já haviam passado pelos médicos especialistas da rede municipal e aguardavam serem chamados para as cirurgias tiveram seu primeiro atendimento com o Igesp no dia 1º de abril. Na ocasião, os munícipes puderam apresentar exames e realizar procedimentos no ambulatório do Igesp, além de passar pela avaliação cirúrgica com profissionais especializados. Em 42 pessoas foi constatada a necessidade da cirurgia neste momento. Esses pacientes foram contatados posteriormente e informados da data, horário e detalhes sobre o preparo para o procedimento.
A cuidadora Edna Vital, 52 anos, foi uma das pacientes atendidas nesta quarta-feira. Enquanto aguardava na sala de pré-operatório para a cirurgia de vesícula, seu marido, o autônomo Wilson Brajão, 60 anos, elogiou o atendimento recebido. “Essa parceria entre a Prefeitura e o Igesp está sendo ótima. O atendimento é muito organizado e rápido. Toda a equipe, desde a Prefeitura até a rede particular parceira, foi muito atenta. E minha esposa não estava esperando há muito tempo na fila de espera, não”, disse.
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, esse tipo de parceria vai possibilitar que se reduza cada vez mais o tempo de espera para os procedimentos e cirurgias. “A gente fica contente de ver mais uma etapa sendo cumprida em Praia Grande, melhorando o acesso da população a procedimentos de alta complexidade. Essa parceria está sendo fundamental para resolver alguns gargalos, principalmente no período pós-covid. E a tendência agora é normalizar nossas filas de espera e dar mais acesso à população não só a essas cirurgias, mas a diversas outras especialidades e serviços, como exames de média e alta complexidade”, destacou.
A prefeita Raquel Chini esteve no hospital para acompanhar os atendimentos e enfatizou que o Município tem buscado continuamente garantir para a população um serviço de qualidade nos diversos níveis de Atenção à Saúde. “Concretizar essas parcerias me deixa muito feliz, pois, através delas conseguimos ampliar o atendimento da nossa rede municipal, com equipamentos, estrutura e equipes de primeira linha”, declarou.
Rede credenciada – Inaugurado no dia 24 de março, o Hospital Igesp se soma aos mais de 50 prestadores de serviço credenciados junto a Saúde Pública de Praia Grande. Para a realização de cirurgias eletivas, a Prefeitura conta também com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e a Santa Casa de Santos. E essa parceria com o Igesp também ampliará a oferta de exames, pois a unidade privada se junta às demais empresas que já auxiliam em consultas, exames, procedimentos e cirurgias, colaborando para reduzir o tempo de espera para diversas especialidades.
O Hospital Igesp irá ofertar inicialmente para o Município cirurgias gerais e ginecológicas. Entre elas, estão: cirurgias diversas de hérnia, retirada de vesícula biliar, histerectomia (retirada do útero), tratamento cirúrgico de incontinência urinária, vasectomia, postectomia, tratamento cirúrgico de varizes, entre outras. Entre os exames credenciados neste primeiro momento estão: ressonância magnética, angiorressonância, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, densitometria óssea, mamografia.
|