Por Rodrigo Herrero
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Prefeitura de Praia Grande organizou nesta quinta-feira (13) uma manhã especial com muita diversão para as crianças que são atendidas pelo equipamento de saúde. A festa aconteceu em alusão ao Abril Azul, mês da conscientização sobre o autismo.
A área livre do CER contou com brinquedos infantis, pintura facial, distribuição de balões, além de pipoca, cachorro quente, algodão doce, sucos e refrigerantes para a criançada. Além dos profissionais do CER que se envolveram na ação e também interagiram com os pacientes, um dos educadores físicos da Academia da Saúde compareceu ao evento e fez inúmeras brincadeiras para gastar a energia dos pequenos. A equipe de Prevenção da Divisão de Saúde Bucal também marcou presença com orientações sobre escovação de maneira lúdica e criativa.
A consultora ótica Gleice Silva dos Santos, 32 anos, estava encantada com a alegria do filho Yan Victor Opazo, 4 anos, ao vê-lo brincando com os demais coleguinhas pelo pátio do CER. “É um momento muito bom para eles interagirem, mais leve, que descontrai e sai um pouco da rotina médica que ele tem. Ele se diverte e tem contato com outras crianças. Isso ajuda na evolução, na parte social e na coordenação motora. Por exemplo, ele está andando descalço, algo que não é comum para ele, ter contato com areia, andar no chão descalço. São evoluções que ele tem tido gradativamente”, conta.
Yan frequenta o CER desde quando tinha um ano e meio. E a mãe observa e comemora os avanços obtidos a cada dia, com apoio dos profissionais da unidade de reabilitação. “Antes ele não interagia, não gostava do contato físico. Mas com a terapia ele foi mudando, hoje consegue formar algumas frases. O atendimento no CER tem ajudado muito no desenvolvimento dele. Aqui ele passa pelo neuropediatra, pela psicóloga, pela fonoaudióloga e é bem tranquilo, gosto muito dos profissionais, acho que ele teve uma evolução por conta desse atendimento”, comenta.
Para a diretora do CER, Vera Bontempi, essa interação das crianças, os pais e a equipe da unidade é fundamental para o bem-estar dos pacientes e o avanço no tratamento. “Aqui no CER desenvolvemos junto às crianças autistas um trabalho muito importante. É uma ação de formiguinha, tem crianças que chegaram aqui sem falar nenhuma palavra e hoje já estão montando sílabas, frases. E essa interação delas com a equipe e os pais é muito importante, não só por ser o mês da conscientização do autismo, mas é uma coisa que tem que estar sempre caminhando junto sempre”, enfatiza.
Música – Na área interna, uma apresentação musical emocionou os presentes. O jovem Murilo Lourenço, 20 anos, fez uma tocante exibição com seu teclado, executando canções da música popular brasileira. Deficiente visual desde que nasceu, Murilo gosta de tocar e cantar e leva seu dom para aonde for chamado. “Toco desde criança, é muito gostoso, faz bem”, afirma.
Orgulhosa, a mãe e dona de casa Maria Lourenço da Silva, 57 anos, filma todas as apresentações do filho. Mês passado ele já havia se apresentado na Unidade de Saúde da Família (Usafa) São Jorge, numa homenagem às mulheres. “Ele já fez acompanhamento no CER e gosta de tocar e trazer um pouco de alegria, ajudar as pessoas”, diz.
CER – O Centro Especializado em Reabilitação (CER) realiza o atendimento em especialidades médicas de neurologia, neurocirurgia, neurologia infantil, pediatria e ortopedia. O equipamento fornece ainda acompanhamento com equipe multidisciplinar em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. Atende também crianças e adolescentes em grupos de reabilitação intelectual e física e adultos e idosos em reabilitação neurológica e ortopédica. Para ser encaminhado à unidade, o paciente deve procurar a Usafa onde está cadastrado. O CER está localizado na Rua Roberto de Almeida Vinhas, s/nº, Bairro Mirim.
|