Por Rodrigo Herrero
Com o intuito de orientar e promover informações sobre saúde, profissionais da Unidade Saúde da Família (Usafa) Rio Branco estiveram presentes nesta quinta-feira (13) na E. M. Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo, no Bairro Esmeralda. Foi realizada uma palestra sobre planejamento familiar para os pais e responsáveis dos alunos, onde foram apresentados os métodos contraceptivos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) e que são ofertados à população por Praia Grande.
Participaram da ação o médico de saúde da família da Usafa Rio Branco, Gabriel Nascimento Machado, e a médica residente Bruna Gabrielli Tassinari, do Programa de Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande. Os profissionais explicaram cada um dos métodos contraceptivos e colocaram a unidade à disposição para os atendimentos e encaminhamentos necessários. Os munícipes tiveram também a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o assunto e também sobre os serviços de saúde oferecidos pela Usafa.
Serviço – Para solicitar algum dos métodos contraceptivos, o primeiro passo é procurar a Usafa em que está cadastrado. Na unidade ocorrem reuniões de grupo periódicas a respeito do assunto, em que a equipe fornece orientação a respeito dos métodos contraceptivos disponíveis no SUS e, junto com o paciente, vai definir o mais adequado.
Entre eles estão os preservativos masculino e feminino, a pílula e a injeção anticoncepcionais, disponíveis nas próprias Usafas, além da colocação de DIU (dispositivo intrauterino) e o implante contraceptivo subdérmico, disponível para pacientes com alta vulnerabilidade (usuárias de drogas, mulheres em situação de rua) e risco clínico. Em breve, a oferta deste método será ampliada a outros públicos.
É ofertado ainda para as mulheres a realização de laqueadura, um método definitivo para não mais engravidar, e a vasectomia para os homens. Nesses casos, após avaliação e orientação na Usafa, a pessoa é encaminhada para o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara. A equipe da unidade especializada faz uma avaliação multiprofissional, oferece palestras sobre as diferenças de cada método e, dependendo do caso, realiza os encaminhamentos necessários para o procedimento cirúrgico no serviço de referência.
|