Por Rodrigo Herrero
Uma parceria entre a Unidade de Saúde da Família (Usafa) e a o Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi está levando a auriculoterapia para os frequentadores e funcionários do equipamento. O projeto tem pouco mais de um ano e atende aproximadamente 30 pessoas a cada 15 dias. As sessões são conduzidas pelo educador físico Sérgio do Nascimento Nogueira Junior, da Academia da Saúde Melvi.
A auriculoterapia é uma medicina tradicional chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais a partir de estímulos em pontos específicos da orelha. Ela faz parte das Práticas Integrativas e Complementares incorporadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que são utilizadas como recursos terapêuticos que atuam de forma integrada com o tratamento convencional, atuando especialmente na prevenção e na promoção à saúde.
“Pela situação que passamos por conta da pandemia, percebemos que alguns alunos retornaram ao PIC assustados, inseguros, então, fomos atrás de alternativas para amenizar o medo e o sofrimento dessas pessoas. E como somos parceiros da Usafa Melvi, em uma reunião com a diretora Edlaine Alves da Silva e o professor Sérgio surgiu essa ideia de ele aplicar a auriculoterapia nos alunos e funcionários. E tem sido muito bom, o professor faz com todo o carinho e cuida de todos”, destaca a diretora do PIC Melvi Edna França.
O educador físico Sérgio do Nascimento Nogueira Junior afirma que o projeto começou em março de 2022 com uma sessão mensal como parte do cuidado com os alunos e funcionários do PIC Melvi. Posteriormente, foi expandido. “Hoje são realizadas duas sessões por mês, tendo em média de 20 a 30 atendimentos. Essa parceria é muito benéfica para todas as partes, pois conseguimos trabalhar a intersetorialidade, estreitando a comunicação entre os serviços oferecidos pela Prefeitura, beneficiando munícipes e servidores ao reduzir o estresse, a ansiedade, entre outros problemas”, declara.
Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).
“No caso das Academias da Saúde, mesmo que o interessado more em outro bairro, ele pode participar em qualquer unidade, independente da Usafa onde tem cadastro”, explica a diretora de Promoção à Saúde, da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, Camila Vicente Ribeiro.
Confira o endereço das Academias de Saúde:
Academia da Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim;
Academia da Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica;
Academia da Saúde Rio Branco – Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda;
Academia da Saúde Maracanã – Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã;
Academia da Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia da Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian;
Academia da Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia;
Academia da Saúde Santa Marina – Rua Clovis Batista dos Santos, Anhanguera;
Academia da Saúde São Jorge – Rua João Batista de Siqueira – Vila São Jorge.
|