A Prefeitura de Praia Grande ultrapassou a marca de 20 mil processos digitais registrados nas secretarias municipais graças a um sistema implantado pela Secretaria de Planejamento (Seplan). A medida reflete em organização e agilidade na tramitação de processos administrativos, além de economia aos cofres públicos.
O sistema foi implantado, inicialmente, para atender os registros necessários ao funcionamento do Cemitério Municipal. Ao longo dos últimos anos, foi sendo ampliado para outras secretarias e passou por reformulação em 2021, de modo que se adequasse à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Treinamentos foram realizados em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), resultando na capacitação de 697 funcionários e a utilização do sistema por todas as secretarias. Atualmente, 341 funcionários estão em treinamento e 20.187 processos digitais foram registrados contendo mais de 725 mil páginas que não precisaram ser impressas.
Os números impressionam ainda mais quando consideramos que um eucalipto produz 20 resmas de papel, que totalizam 10 mil folhas de 75g/m² em tamanho A4, o que representa a preservação de 73 árvores. Além disso, a produção de uma folha de papel A4 consome cerca de 10 litros de água. Assim, a Prefeitura de Praia Grande evitou o consumo de mais 7 milhões de litros de água desde a implantação do sistema.
De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, com a o sistema de processos digitais a Administração Municipal avança cada vez mais na questão da desburocratização, eficiência e transparência dos serviços públicos. “O sistema foi desenvolvido por técnicos da Administração Municipal e vem sendo integrado à rotina de todos os setores. Isso facilita o trabalho do servidor, mas principalmente agiliza a realização de serviços que afetam diretamente o munícipe. A Cidade só tem a ganhar”.
|