Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
4º Festival de Chorinho tem início nesta quinta-feira (27) em Praia Grande
Programação gratuita segue até sábado (29) e celebra o Dia Nacional do Choro
25/4/2023 | Bruno Biazotto, MTB: 81.057
  Compartilhar no Whatsapp
Para celebrar o Dia Nacional do Choro, Praia Grande promove nesta semana, de quinta (27) até sábado (29), o 4º Festival de Chorinho. Com exposição e apresentações gratuitas, moradores e turistas poderão curtir as atividades divididas entre o Palácio das Artes e a Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara.

Às 19 horas, a abertura do Festival, no Palácio das Artes, contará com recital de piano do artista Danilo Amado, que trará músicas de Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu em seu repertório. Logo em seguida, o Museu da Cidade abre suas portas para a nova exposição “Chorinho: Patrimônio Nacional – Riqueza Regional”, trazendo artefatos e imagens antigas, até 15 de maio, que mostram toda a trajetória do ritmo genuinamente brasileiro na Baixada Santista. O grupo de excelência do Palácio das Artes, o “Chorões do Palácio”, estará presente também no primeiro dia de programação.

Na sexta-feira (28), também no PDA, o público poderá conferir um Tributo a Waldir Azevedo, grande ícone no choro e que completaria 100 anos no início desse ano. Além de suas composições marcantes como “Brasileirinho” e “Pedaços do Céu”, o artista teve imensa relevância quando inseriu o cavaquinho como instrumento solista no choro. Com nome de “Tributo a Waldir Azevedo com Luizinho 7 Cordas e Amigos”, a apresentação traz o importante nome dos violonistas de 7 cordas do Brasil ao palco do Teatro Serafim Gonzalez em conjunto com Arnaldinho do Cavaco, Osvaldinho do Cavaco e Carlinhos do Pandeiro. A programação acontece às 19 horas, com ingressos sendo distribuídos a partir de uma hora antes.

Para encerrar a programação, a Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara, recebe duas apresentações no sábado (29). Às 17 horas, o “Chorões do Palácio” levará muita música aos visitantes da Feira de Artesanato fixa instalada no local. Já às 19 horas, o grupo Casa Choro, de Santos, finaliza a quarta edição do Festival de Chorinho.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, a programação gratuita é mais uma demonstração do fortalecimento do cenário cultural da Cidade. “A cada ano, os eventos em Praia Grande vêm ganhando forma e continuidade. O Festival de Chorinho, por exemplo, terá sua quarta edição. A Paixão de Cristo, no início deste mês, foi a 11ª vez que apresentamos. É importante que a Cidade tenha um calendário consolidado e diversificado para todos os públicos ao longo do ano”, salientou.

Confira a programação resumida e gratuita do 4º Festival de Chorinho:

Quinta (27/04) – Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600 - Boqueirão)
19h – Recital de Piano com Danilo Amado (Hall de Entrada) e exposição “Chorinho: Patrimônio Nacional – Riqueza Regional”, com apresentação dos Chorões do Palácio (Museu da Cidade)

Sexta (28/04) – Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600 - Boqueirão)
19h - Tributo a Waldir Azevedo com Luizinho 7 Cordas e Amigos (Teatro Serafim Gonzalez) – distribuição de ingressos a partir de 1 hora antes

Sábado (29/04) - Praça Nossa Senhora de Fátima (Feira de Artesanato fixa do bairro Caiçara)
17h – Chorões do Palácio
19h – Casa Choro

História - O Dia Nacional do Choro é celebrado em 23 de abril, comemorando a data de nascimento de Pixinguinha, um dos expoentes do Choro no Brasil. O ritmo surgiu no fim do século 19 no subúrbio carioca, com músicos como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.

Os instrumentos musicais que servem como base para o Chorinho são flauta, violão e cavaquinho. Porém, a grande variedade na composição instrumental permite que o choro agregue outros instrumentos musicais, como pandeiro, piano, saxofone, bandolim e trombone.

Endereço – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias