Brasão de Praia Grande  

domingo
3 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Usafa Maracanã promove palestra sobre hipertensão arterial na Academia da Saúde
Ação ocorreu em decorrência do Dia Nacional de Prevenção e Combate a essa doença
26/4/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta quarta-feira (26), a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Maracanã promoveu nesta manhã uma palestra sobre o tema para pacientes e alunos da unidade e da Academia da Saúde. O objetivo do encontro foi orientar e esclarecer dúvidas da população e incentivar hábitos de vida saudáveis que contribuam para a prevenção também o controle da doença.

A atividade aconteceu no ambiente da Academia e reuniu mais de 40 pessoas, que costumam praticar atividade física e de recreação no equipamento público. A pensionista Alminda Marques do Nascimento, 73 anos, foi uma das presentes e gostou do bate-papo. Em tratamento da hipertensão há 12 anos, ela toma medicação para controle, mas também frequenta, duas vezes por semana, a Academia da Saúde. “Eu achei muito legal, é importante estar aprendendo, ouvindo coisas novas”, diz.

A palestra foi conduzida pela médica de família da Usafa Maracanã, Victória Maria Funes D’Américo, e pelas estagiárias em Medicina da Unaerp, Julia Machado Gonçalves e Maria Fernanda Pedroso Silva, em parceria com o educador físico da Academia da Saúde Maracanã, Mauricio dos Santos. Os participantes perguntaram bastante e os casos individuais foram direcionados pela equipe para atendimento específico na própria Usafa.

“Estamos sempre com o Mauricio fazendo ações em promoção da saúde na unidade. E hoje tratamos especificamente da educação em saúde para orientar os pacientes sobre como a gente pode prevenir o surgimento da hipertensão e também controlar as medidas da pressão através de mudanças no dia a dia da população, pois não é só a medicação ou o que o médico fala na consulta que vai afetar o tratamento”, explica a médica Victória, que também é preceptora da Residência Médica de Praia Grande.

Os profissionais destacaram que, além do acompanhamento com a equipe de saúde, é importante realizar mudanças no dia a dia, como buscar uma alimentação mais saudável, fazer atividades físicas e evitar situações de estresse. Perceber também como o corpo reage às situações do cotidiano e o que leva a episódios de hipertensão também ajuda a evitar novos picos.

“A Saúde da Família foca bastante na prevenção, entendendo o sujeito como um todo. Nós não vamos trabalhar só dando remédio para o paciente, mas ensinando ele a ter um autocuidado e conseguir ter uma saúde melhor. O exercício que oferecemos aqui na Academia é um exemplo disso, assim como outras ações que atuam junto com o tratamento médico”, destaca o educador físico Mauricio.

Saúde preventiva – Praia Grande tem investido maciçamente em saúde preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Recentemente, a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou a população: o Município ganhou nos últimos anos 10 novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. A rede conta ainda com nove Academias da Saúde e outras quatro devem ser entregues nos próximos anos.

Atualmente, o Município dispõe de 30 Usafas, alcançando 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. As unidades possuem uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, médicos e profissionais especialistas em saúde da família, além de também receber o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB). Contemplam ainda no suporte às unidades os profissionais dos Programas da Residência Médica e da Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.

A rede de Atenção Primária é mais próxima do munícipe e focada na prevenção, desafogando a rede de Urgência e Emergência, uma vez que o cidadão passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias