Brasão de Praia Grande  

domingo
3 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Sesap capacita profissionais para aprimorar atendimento a pacientes cardíacos
Médicos e enfermeiros da rede de Urgência e Emergência de PG participaram de evento
27/4/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Com o objetivo de qualificar as equipes que trabalham na rede de Urgência e Emergência de Praia Grande, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município realizou nesta quinta-feira (27) uma capacitação sobre infarto agudo do miocárdio. A ideia é preparar as equipes para identificar e atender de forma mais ágil pacientes que buscam as unidades de pronto-atendimento com sintomas de problemas cardíacos. O evento reuniu aproximadamente 170 inscritos entre médicos e profissionais de enfermagem no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

A palestra foi conduzida pelo cardiologista intervencionista e coordenador da Hemodinâmica do Hospital Ana Costa, Leonardo Martins Barroso, que também é presidente da regional Santos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). O profissional destacou em sua apresentação a importância do diagnóstico e do atendimento precoce em pacientes com sintomas de infarto agudo do miocárdio. Também houve espaço para esclarecimento de dúvidas e uma simulação de atendimento para compreender na prática as orientações repassadas.

“A síndrome coronária aguda corresponde a 33% da mortalidade no mundo e 30% no Brasil. Um brasileiro morre a cada 90 segundos por causa de doença cardíaca. Por isso, é fundamental a agilidade no atendimento, pois tempo é músculo e quanto mais tempo você demorar para atender esse paciente, mais o músculo do coração poderá sofrer consequências que podem trazer sequelas ou mesmo levar à morte do paciente”, explica Barroso.

Para o secretário-adjunto de Urgência, Emergência e Atenção Hospitalar de Praia Grande, Luiz Carlos dos Santos, essa capacitação permite aprimorar cada vez mais o atendimento oferecido pela rede de Urgência e Emergência do Município. “Essa capacitação é fundamental, pois trata a respeito do protocolo de atendimento a pacientes com infarto agudo do miocárdio, possibilitando que nossas equipes estejam cada vez mais preparadas para atender com maior rapidez e eficiência os pacientes”, afirma.

O evento foi organizado pela Subsecretaria de Urgência, Emergência e Atenção Hospitalar, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap, órgão criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.

Urgência e Emergência – Atualmente, Praia Grande possui uma das estruturas mais completas da Baixada Santista no setor de Urgência e Emergência. A Cidade conta com três locais específicos que prestam serviços nesta área. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia e o novo Pronto-Socorro Central, localizado no Bairro Guilhermina. Inaugurado em janeiro, substitui o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o novo PS amplia o atendimento oferecido pela rede de Urgência e Emergência, enquanto o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

Praia Grande conta ainda com três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão situadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia, anexas ao HMID e às UPAs Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue este ano. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias