Por Rodrigo Herrero
Com o objetivo de qualificar as equipes que trabalham na rede de Urgência e Emergência de Praia Grande, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município realizou nesta quinta-feira (27) uma capacitação sobre infarto agudo do miocárdio. A ideia é preparar as equipes para identificar e atender de forma mais ágil pacientes que buscam as unidades de pronto-atendimento com sintomas de problemas cardíacos. O evento reuniu aproximadamente 170 inscritos entre médicos e profissionais de enfermagem no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.
A palestra foi conduzida pelo cardiologista intervencionista e coordenador da Hemodinâmica do Hospital Ana Costa, Leonardo Martins Barroso, que também é presidente da regional Santos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). O profissional destacou em sua apresentação a importância do diagnóstico e do atendimento precoce em pacientes com sintomas de infarto agudo do miocárdio. Também houve espaço para esclarecimento de dúvidas e uma simulação de atendimento para compreender na prática as orientações repassadas.
“A síndrome coronária aguda corresponde a 33% da mortalidade no mundo e 30% no Brasil. Um brasileiro morre a cada 90 segundos por causa de doença cardíaca. Por isso, é fundamental a agilidade no atendimento, pois tempo é músculo e quanto mais tempo você demorar para atender esse paciente, mais o músculo do coração poderá sofrer consequências que podem trazer sequelas ou mesmo levar à morte do paciente”, explica Barroso.
Para o secretário-adjunto de Urgência, Emergência e Atenção Hospitalar de Praia Grande, Luiz Carlos dos Santos, essa capacitação permite aprimorar cada vez mais o atendimento oferecido pela rede de Urgência e Emergência do Município. “Essa capacitação é fundamental, pois trata a respeito do protocolo de atendimento a pacientes com infarto agudo do miocárdio, possibilitando que nossas equipes estejam cada vez mais preparadas para atender com maior rapidez e eficiência os pacientes”, afirma.
O evento foi organizado pela Subsecretaria de Urgência, Emergência e Atenção Hospitalar, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Sesap, órgão criado especialmente para a capacitação dos profissionais da Saúde. O objetivo do Núcleo é reciclar e capacitar todos os setores, desde a recepção das unidades, passando pelos médicos e enfermeiros até o administrativo da secretaria, para que o cidadão tenha sempre o melhor atendimento de saúde.
Urgência e Emergência – Atualmente, Praia Grande possui uma das estruturas mais completas da Baixada Santista no setor de Urgência e Emergência. A Cidade conta com três locais específicos que prestam serviços nesta área. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia e o novo Pronto-Socorro Central, localizado no Bairro Guilhermina. Inaugurado em janeiro, substitui o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o novo PS amplia o atendimento oferecido pela rede de Urgência e Emergência, enquanto o Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.
Praia Grande conta ainda com três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão situadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia, anexas ao HMID e às UPAs Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue este ano. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192.
|