Segue até este sábado (29) a mostra “A Cidade como Identidade”, em Praia Grande. A exposição da artista Márcia Santtos está em cartaz na Galeria de Artes Nilton Zanotti, dentro do Complexo Cultural Palácio das Artes, com visitação gratuita (nesta quinta e sexta, das 14h às 17h; e sábado, das 14h às 19h).
Contando com mais de 30 obras autorais, incluindo gravuras produzidas a partir de embalagens cartonadas e outros materiais descartados, a mostra “A cidade como identidade” nasceu a partir de 2017, quando a artista passou a caminhar no entorno do seu ateliê, em Santos. “Caminhar é um processo de trabalho onde coleto plantas para ‘Nature printings’, objetos descartados para impressões e frotagens, além de desenhar e fotografar pessoas, animais e entorno para minhas investigações estéticas”, explica Márcia.
Nessas caminhadas, a autora estabeleceu diálogos afetivos com as edificações, apresentando a transitoriedade do tempo (grande parte das construções são datadas das décadas iniciais de 1900) e as relações construídas entre elas e as pessoas. “Nesta mostra, apresento uma cidade imaginária, recriada a partir de meu diálogo com a cidade real, que nos convida a nos reconhecermos nela”, complementou.
“A Cidade como Identidade” integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural/2022 e tem o aporte financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Endereço – A Galeria de Artes Nilton Zanotti está situada no Complexo Cultural Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600 – bairro Boqueirão. O local possui visitação e estacionamento gratuitos.
|