Por Rodrigo Herrero
As nove unidades da Academia da Saúde de Praia Grande se reuniram nesta quinta-feira (27) para uma atividade diferente, que promoveu bem-estar, convivência e integração entre os participantes. Os educadores físicos reuniram seus alunos na área de lazer Fouad Beck, no Bairro Mirim, para uma série de exercícios, animando a manhã de cerca de 130 alunos que participaram da ação. O evento aconteceu em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado no último 6 de abril.
O encontro começou com um leve aquecimento e uma dinâmica. Em seguida, os alunos receberam algumas orientações sobre a importância da prática da atividade física para a saúde e uma melhor qualidade de vida. “O Brasil é o quinto colocado no ranking de sedentarismo da Organização Mundial da Saúde (OMS), então, é fundamental que tenhamos cada vez mais pessoas ativas e que possam incentivar outras que são próximas a também sair do sedentarismo”, explicou para os presentes a educadora física da Academia da Saúde Santa Marina, Aline Ferreira Sá de Lima.
Na sequência, os participantes foram divididos em cinco grupos, que se alternaram entre as estações. Dessa forma, cada aluno pôde conhecer um pouco a dinâmica de cada educador físico. Foram oferecidas aos alunos atividades aeróbias e de força, além de circuito de agilidade, exercícios cognitivos, de coordenação e equilíbrio.
“Um dos pontos positivos desse aulão foi a oportunidade que os alunos tiveram de fazer aulas diferentes, ministradas pelos educadores físicos das Academias da Saúde, sempre com o propósito maior de fomentar a prática do exercício como forma de prevenção e promoção da saúde”, destacou o educador físico João Augusto Alves, das Academias da Saúde Samambaia e Aloha.
“O exercício físico é importante para promover saúde, prevenir ou mesmo atenuar os efeitos das doenças crônicas não-transmissíveis, como hipertensão arterial e diabetes, complementou o educador físico Romulo Ribeiro Sant’Ana, da Academia da Saúde Antártica.
Ao término da atividade, os participantes se mostraram bastantes satisfeitos com a atividade, demonstrando o sucesso da iniciativa, que deverá ser repetida em outras oportunidades. “Foi um evento muito importante para as Academias da Saúde, pois além de celebrarmos o Dia Mundial da Atividade Física, conseguimos integrar os participantes das diversas Academias em uma grande aula coletiva, com exercícios que trabalharam diferentes capacidades físicas e contribuíram para uma vida mais saudável”, finalizou o educador físico da Academia da Saúde Maracanã, Mauricio dos Santos.
Academias da Saúde – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades em qualquer unidade das Academias da Saúde de Praia Grande. Hoje, cerca de mil pessoas estão cadastradas e participam das atividades oferecidas. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser indicada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).
Confira o endereço das Academias de Saúde:
Academia da Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim;
Academia da Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica;
Academia da Saúde Rio Branco – Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda;
Academia da Saúde Maracanã – Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã;
Academia da Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia da Saúde Ocian – Rua José Jorge, s/nº, Ocian;
Academia da Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, s/nº, Samambaia;
Academia da Saúde Santa Marina – Rua Clovis Batista dos Santos, Anhanguera;
Academia da Saúde São Jorge – Rua João Batista de Siqueira – Vila São Jorge.
|