Durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), realizada na última quarta-feira (26), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) apresentou o relatório de finalização do projeto de despoluição dos ambientes marinhos, realizado com verba do Ministério Público Federal. O projeto consistiu na modernização de oito estações elevatórias de drenagem urbana nas praias do Município e campanha de conscientização ambiental quanto ao uso correto da rede de drenagem.
A função das estações elevatórias é possibilitar que as águas da drenagem urbana possam ser bombeadas para a rede coletora de esgoto da Sabesp. Como benefícios, o projeto proporciona menos disposição de resíduos nas areias e nas águas do mar, melhora a balneabilidade das praias e aumento da faixa de areia utilizável. E o projeto consistiu na automação das estações elevatórias e substituição dos sistemas de hidráulica e elétrica, através de uma licitação para contratação dos serviços de modernização.
O projeto tem o nome “Rede limpa, Mar limpo” e mensalmente foi publicado nas redes sociais da Prefeitura um informativo quanto à execução das obras, da importância de destinar corretamente os resíduos e da prática da coleta seletiva.
Além das obras, também foi debatido no Condema a campanha de comunicação ambiental realizada junto à população. A ação foi realizada a fim de promover a diminuição da quantidade de materiais despejados no sistema de drenagem através dos bueiros, o que também pode influenciar no entupimento do sistema ou na paralisação dele para realizar manutenção.
De acordo com a diretora da Divisão de Compensação, Arborização e Programas Socioambientais, Mariane Laurentino Ferreira, houve a necessidade de modernização das estações elevatórias em função de degradação do sistema original, da década de 1990. “Além disso, com a introdução de novas tecnologias e novos benefícios com menos necessidades de manutenção constante e acionamento via aplicativo de celular foi verificada a necessidade dessas melhorias”, explicou.
As reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente são abertas ao público e ocorrem mensalmente, toda última quarta-feira de cada mês, às 15 horas.
|