Por Rodrigo Herrero
Praia Grande foi destaque durante a Etapa Macrorregional da Baixada Santista, preparatória para a 9ª Conferência Estadual de Saúde. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (4), na Universidade Santa Cecília, em Santos, e reuniu a sociedade civil organizada, através dos conselhos municipais das nove cidades da Região, além de trabalhadores da saúde e gestores das secretarias dos municípios. Esta etapa ocorreu de maneira híbrida, reunindo um total de 92 participantes presenciais e os demais conectados via internet.
Promovido pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) da Baixada Santista, técnicos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande deram um importante auxílio na organização e realização do evento, ao mediarem três das quatro salas de discussão, que corresponderam aos quatro eixos temáticos estabelecidos para este ano. São eles: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”.
Essas conferências têm por objetivo ouvir a população e as pessoas que trabalham no serviço para formular e discutir propostas para uma melhor execução do sistema público de saúde. São debatidas novas políticas públicas de saúde, modalidades de financiamento, entre outros temas, que são formatados e levados para a discussão estadual, cuja conferência está agendada para o dia 29 de maio. Posteriormente, as reflexões e sugestões serão encaminhadas para 17ª Conferência Nacional de Saúde, que definirá as políticas públicas que vão nortear a Saúde no Brasil nos próximos anos.
Representaram a Sesap no encontro o subsecretário de Planejamento em Saúde, José Isaías Costa Lima, a subsecretária de Atenção à Saúde de Praia Grande, Bruna Renó, o cirurgião-dentista regulador e membro da Comissão Municipal de Controle Social, Guilherme Augusto Braga da Silva, e o médico regulador Rodrigo França Gomes.
|