Na manhã desta terça-feira (9), foi realizada a apresentação da Sala de Situação e Gerenciamento de Recursos Hídricos para representantes das equipes de Defesa Civil da Baixada Santista, na sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em Itanhaém.
O objetivo é que esse local seja uma ferramenta para a troca experiências e obtenção de informações visando evitar catástrofes, aprimorar atendimentos e tempo de respostas para as ações das Defesas Civis.
Participaram do encontro representantes do Estado, Municípios, sociedade civil, Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira e do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS), que atualmente tem como presidente a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.
Dentre os temas apresentados estão a Implantação do Sistema de Alerta para Ressacas e Alagamentos na Baixada Santista (IARA); o Sistema de Alerta para Chuvas Intensas na Baixada Santista (SACI); e monitoramento fluviométrico em tempo quase real e modelagem hidrológica nas Bacias dos Rios Itapanhaú, Mogi e Cubatão.
Presente no encontro, prefeita Raquel Chini destacou a importância da sala de situação para os serviços desenvolvidos na Região. "É um trabalho que precisa ter sempre uma continuidade, pela importância para a vida das pessoas. É um monitoramento muito importante para as questões relacionadas às chuvas, ao movimento das marés e para a atuação das equipes da Defesa Civil", explicou.
|