Brasão de Praia Grande  

terça-feira
5 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
Seplan realiza reunião com a Sabesp para melhorias na coleta de esgoto da Cidade
Encontro visa promover adesão do Município ao Programa Pró-Conexão
10/5/2023 | Aline Gomes , MTB: 64.010
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Com o objetivo de alcançar melhorias na coleta de esgoto de Praia Grande, a Secretaria de Planejamento (Seplan) e outras secretarias municipais, como Meio Ambiente (Sema), Habitação (Sehab) e Urbanismo (Seurb), participaram de uma reunião com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo), nessa terça-feira (9).

Uma das metas do Município é ter 95% dos domicílios existentes com acesso ao esgotamento sanitário até dezembro de 2028. Para facilitar esse acesso a famílias de baixa renda que, muitas vezes, não conseguem realizar a ligação de esgoto corretamente por falta de recursos financeiros, Praia Grande busca aderir ao Programa Pró-Coenxão, da Sabesp, que subsidia a execução da ligação à rede de esgoto para famílias de baixa renda dos municípios atendidos pela Companhia.

Durante o encontro, os representantes das secretarias municipais apontaram locais para atendimento prioritário, considerando as condições do Programa, já que, desde janeiro de 2023, as pastas municipais estão desenvolvendo estudos e mapeando os lugares com maior vulnerabilidade social, visando tornar a rede de esgoto implantada nesses locais mais eficiente e evitar ligações clandestinas e inapropriadas.

Pró-Conexão - O Programa Pró-Conexão, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo), destina-se a subsidiar financeiramente a execução de ramais intradomiciliares, com vista à efetivação de ligações à rede pública coletora de esgoto, para famílias de baixa renda, residentes em áreas eleitas como beneficiárias. Os prejuízos de ligações de esgoto clandestinas são enormes. Por exemplo, quem caminha pelas calçadas, muitas vezes, sente um cheiro ruim proveniente dos bueiros localizados junto à sarjeta, por onde deveria escoar apenas água da chuva, o mesmo acontece quando se caminha na praia e os canais de água pluvial exalam cheiro de esgoto. Isso ocorre porque há proprietários de imóveis que não fizeram a ligação à rede de esgoto disponibilizada pela Sabesp e ligam seu esgoto clandestinamente à rede de drenagem, administrada pela prefeitura. O esgoto não coletado contribui para a poluição local, afetando a saúde e a qualidade de vida dos vizinhos, a balneabilidade de rios e praias, entre outros prejuízos ambientais e sociais.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias