Por Rodrigo Herrero
Representantes de seis universidades da Baixada Santista estiveram na Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande na terça-feira (9) para discutir com os gestores da pasta a ampliação da oferta de estágio nas áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia na rede municipal de saúde. O objetivo é levar estudantes desses cursos para estagiar na rede de Urgência e Emergência e no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) a partir do segundo semestre de 2023.
Atualmente, o estágio já é ofertado na rede de Atenção Primária do Município, possibilitando que os futuros médicos, enfermeiros e fisioterapeutas conheçam na prática a estrutura e os serviços de saúde de Praia Grande. Com 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e 110 equipes, a Cidade possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que chama a atenção de profissionais e acadêmicos da Região, que buscam conhecer e se especializar em terras praia-grandenses.
Exemplo disso são os Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, que atraem profissionais de diversos lugares do Brasil. O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos e conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional. Desde 2016, já foram formados mais de 170 especialistas na área.
A proposta atual em discussão visa ampliar a parceria existente, levando os estudantes a conhecerem outros ambientes, atuando no segmento de cirurgias, pronto-atendimento, clínica médica e clínica cirúrgica, obstetrícia e ginecologia e psiquiatria. Caso seja aprovado, os alunos vão poder ter contato, sob supervisão de profissionais gabaritados, com toda a rede de Urgência e Emergência, que conta com duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), nos Bairros Quietude e Samambaia, o Pronto-Socorro Central, no Guilhermina, e o Hospital.
“Praia Grande possui uma ótima estrutura que pode oferecer para a Região e ainda temos perfil acadêmico, com professores universitários na Sesap, além de dois Programas de Residência. Procuramos utilizar a academia para atuar em conjunto com a equipe técnica, aproveitando essa mão de obra qualificada sob supervisão de professores, o que qualifica o atendimento dos alunos, que já saem da universidade com uma bagagem importante, podendo até se fixar no Município prestando concurso. É interesse de Praia Grande dar mais acesso aos estudantes, pois se eles já passaram pela nossa rede através do estágio, eles já conhecem o território e fica muito mais fácil o andamento”, destaca o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Participaram da reunião representantes da Unoeste, Universidade São Judas, Unaerp Guarujá, Unimes, Unisepe e Fals (Faculdade do Litoral Sul Paulista).
|