Brasão de Praia Grande  

domingo
10 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG discute ampliação da oferta de estágio na Saúde com seis universidades da Região
Qualidade da estrutura e dos profissionais chamam a atenção das instituições de ensino
11/5/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

Representantes de seis universidades da Baixada Santista estiveram na Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande na terça-feira (9) para discutir com os gestores da pasta a ampliação da oferta de estágio nas áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia na rede municipal de saúde. O objetivo é levar estudantes desses cursos para estagiar na rede de Urgência e Emergência e no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) a partir do segundo semestre de 2023.

Atualmente, o estágio já é ofertado na rede de Atenção Primária do Município, possibilitando que os futuros médicos, enfermeiros e fisioterapeutas conheçam na prática a estrutura e os serviços de saúde de Praia Grande. Com 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e 110 equipes, a Cidade possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que chama a atenção de profissionais e acadêmicos da Região, que buscam conhecer e se especializar em terras praia-grandenses.

Exemplo disso são os Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, que atraem profissionais de diversos lugares do Brasil. O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos e conta com atividades teóricas e práticas nas Usafas, formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional. Desde 2016, já foram formados mais de 170 especialistas na área.

A proposta atual em discussão visa ampliar a parceria existente, levando os estudantes a conhecerem outros ambientes, atuando no segmento de cirurgias, pronto-atendimento, clínica médica e clínica cirúrgica, obstetrícia e ginecologia e psiquiatria. Caso seja aprovado, os alunos vão poder ter contato, sob supervisão de profissionais gabaritados, com toda a rede de Urgência e Emergência, que conta com duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), nos Bairros Quietude e Samambaia, o Pronto-Socorro Central, no Guilhermina, e o Hospital.

“Praia Grande possui uma ótima estrutura que pode oferecer para a Região e ainda temos perfil acadêmico, com professores universitários na Sesap, além de dois Programas de Residência. Procuramos utilizar a academia para atuar em conjunto com a equipe técnica, aproveitando essa mão de obra qualificada sob supervisão de professores, o que qualifica o atendimento dos alunos, que já saem da universidade com uma bagagem importante, podendo até se fixar no Município prestando concurso. É interesse de Praia Grande dar mais acesso aos estudantes, pois se eles já passaram pela nossa rede através do estágio, eles já conhecem o território e fica muito mais fácil o andamento”, destaca o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Participaram da reunião representantes da Unoeste, Universidade São Judas, Unaerp Guarujá, Unimes, Unisepe e Fals (Faculdade do Litoral Sul Paulista).



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias