Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Richard Aldrin
 
CMDCA de Praia Grande realiza reunião ordinária
Encontro abordou resoluções do SIPIA, eleição do Conselho Tutelar, entre outras pautas
11/5/2023 | Beatriz Boturão, MTB: 91.943
  Compartilhar no Whatsapp
Os membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Praia Grande se reuniram na manhã desta quinta-feira (11), na sede da Casa dos Conselhos, para debater resoluções e futuras ações para garantia dos direitos de jovens e crianças do Município.

Na oportunidade, foi aprovado o uso de urnas eletrônicas durante as eleições do Conselho Tutelar de Praia Grande, garantindo maior lisura no processo. Neste ano, o pleito está marcado para acontecer em 1º de outubro, das 9 às 15h. Os locais de votação serão divulgados em breve. Podem votar todos os eleitores da Cidade que tenham tirado ou transferido o título até o dia 30 de junho deste ano.

A Resolução nº 6 de 2023 do CMDCA também foi pauta da reunião, estabelecendo parâmetros e recomendações para implantação, implementação, utilização e monitoramento do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) em Praia Grande.

O SIPIA é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes. A base do SIPIA é o Conselho Tutelar para o qual se dirigem, de imediato, as demandas sobre violação dos direitos assegurados às crianças e adolescentes.

Após essa resolução, os Conselheiros Tutelares devem publicar todos os atendimentos realizados no SIPIA e toda a comunicação realizada deve ser amplamente integrada com a rede de atendimento também via sistema. Tal decisão se apoia no Art.10 da resolução que preconiza que o “SIPIA será desenvolvido de forma integrada conjuntamente com os Conselhos Tutelares, o CMDCA, a rede educacional de Praia Grande (municipal, estadual e particular), as secretarias municipais, a segurança pública estadual e as organizações da sociedade civil, cabendo a cada um o cumprimento desta resolução no âmbito de suas competências e demandas”.

O presidente do CMDCA, Augusto Schell, reforçou a importância dessa integração para o desenvolvimento de políticas públicas. “Ao integrar toda a rede de atendimento, teremos dados mais atualizados, concretos e realmente úteis para que possamos trabalhar por nossos jovens e crianças. Estamos trabalhando para que esta seja uma referência em nosso Município”, disse.

Outra aprovação importante é a concessão do registro da Associação Interativa dos Surdos de Praia Grande no CMDCA de Praia Grande, visto que a instituição atendeu ao que preconiza a Lei Nº 8.069 de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a Resolução Normativa Nº 002/2017, “Que dispõe sobre as condições necessárias para o registro das entidades e inscrição de programas e projetos voltados as crianças e adolescentes no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sua renovação, suspensão e cancelamento e dá outras providências”.

A próxima reunião do CMDCA de Praia Grande será no dia 1 de junho, na Casa dos Conselhos, na Rua Xavantes, nº 51, Bairro Tupi.









página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias