Um caminhão que transportava irregularmente resíduos da construção civil, o chamado RCC, foi apreendido na última terça-feira, no Bairro Quietude, em Praia Grande, após ser flagrado pelo sistema de monitoramento do Município. Além de não apresentar a documentação específica para esta finalidade, o veículo estava em mau estado de conservação.
O veículo foi identificado pela bancada de monitoramento ambiental instalada no Centro de Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e abordado por equipes da Guarda Ambiental na Avenida Ministro Marcos Freire, no Bairro Quietude.
Porém, de acordo com o inspetor chefe do Setor de Proteção Ambiental, Fábio Barbatano Marques, o motorista não portava o Certificado de Transporte de Resíduo (CTR), fazendo contato com a empresa para gerar o documento em trânsito, o que não é permitido pela legislação municipal. Dessa forma, houve autuação no valor de R$7.856,00 pela ausência do documento e também pela falta de equipamento de segurança e pelo mau estado de conservação. O veículo foi apreendido ao pátio.
O sistema integra as áreas de interesse ecológico de forma a coibir invasões e é uma importante ferramenta para o monitoramento da destinação correta de RCC. “Estas ações que complementam o esforço da Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação, criada pela prefeita Raquel Chini e que conta com vários setores, neste caso em especial a Guarda Ambiental e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente”.
Ele observou ainda que a fiscalização eficaz é a que ocorre antes do dano ambiental, ou seja, é preventiva e com responsabilização administrativa imediata, que cessa o emprego do caminhão ou outro maquinário em atividade clandestina.
A Secretaria de Meio Ambiente também foi comunicada sobre o fato para validar o auto de infração.
|