A 6ª Semana da Cultura Caiçara acontece em Praia Grande de 25 a 31 de maio, reunindo atrações culturais gratuitas para todas as idades. Fazendo parte do calendário oficial de eventos da Cidade, a Semana Caiçara busca resgatar os costumes e tradições dos povos que habitam as regiões litorâneas do Sudeste e Sul do Brasil.
A abertura do evento acontece dia 25, às 17 horas, no Museu da Cidade, com uma apresentação especial. No dia 26, as ações também acontecem no Museu, com contação de histórias, ação educativa, aula de dança com intervenção artística e oficina de ciranda, a partir das 15 horas.
No sábado, dia 27, as atrações seguem para a Praça Duque de Caxias a partir das 14 horas, com atividades e jogos infantis, teatro, apresentação do grupo Chorões do Palácio e muita música tradicional caiçara (fandango) com o grupo Raízes da Juréia.
No dia 28, a programação acontece a partir das 10 horas no Portinho. As atividades oferecidas incluem passeio de barco, apresentações musicais, feira de artesanato itinerante e uma oficina de fotografia com o fotógrafo Bruno Scarpa.
A arte educadora Lourdes Marszoleck ministra uma oficina de arte caiçara na segunda, dia 29, na biblioteca Porto do Saber do Samambaia. A cozinha experimental da Secretaria de Assistência Social (SEAS) recebe a chef Yasmim Muntaner no dia 30, às 19 horas, que vai preparar um prato tipicamente caiçara: camarão com chuchu e farofa de ananás.
O encerramento da 6ª Semana da Cultura Caiçara acontece dia 31 às 19 horas, com a exposição das fotografias produzidas na oficina ministrada no Portinho e uma apresentação de Ciranda, com o professor Emerson Berti, na Galeria Nilton Zanotti.
Exposição - "Vida Caiçara" é a exposição alusiva à Semana da Cultura Caiçara, com cerca de 40 0bras que retratam o cotidiano da Ilha Diana, localizada na área continental de Santos. A mostra é do Grupo ISO Santista e teve início dia 12 de maio, seguindo em cartaz até dia 4 de junho.
O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, comenta a importância do evento para a Cidade. "Esse resgate dos costumes e modo de vida do caiçara é importante porque essas tradições foram passadas de geração para geração. Alguns costumes foram mantidos até os dias de hoje, mas o público mais jovem muitas vezes não sabe. Nosso objetivo é apresentar essa cultura, relacionando com costumes atuais".
Confira a programação completa:
Dia 25/05 – Quinta Feira: 17 horas
Museu da Cidade
Apresentação de Musicalização
Dia 26/05 – Sexta Feira: 15 horas
Apresentação Contos Caiçara
Ação Educativa – Profª Fernanda Yanuzi – Aula de Dança com Intervenção Artística.
Oficina de ciranda
Dia 27/05 – Sábado: das 14h às 20h
Praça Duque de Caxias
Atividades com jogos e brincadeiras caiçara – Profº Marcela Renata
Chorões do Palácio
Espetáculo Lendas Caiçara
Apresentação Musical- Raízes da Juréia (Fandango)
Dia 28/05 – Domingo: a partir das 8 horas
Portinho
Feira de Artesanato Itinerante
Passeio de Barco – retirada dos ingressos a partir das 10h; passeio a partir das 11h às 16h
Oficina Fotografia – Bruno Scarpa – 08h30
Grupo MPBossa
Grupo Reggae Alegria
Cirandeiras de Praia Grande e Cena Vida de Pescador
Apresentação Musical – Ana Brasil
Dia 29/05 – Segunda Feira: 15 horas
Porto do Saber Samambaia
Oficina caiçara com Lourdes Marszolek
Dia 30/05 – Terça Feira: 19 horas
Cozinha da SEAS - Secretaria de Assistência Social
Workshop Chef Yasmin Muntaner
Prato: Camarão com chuchu e farofa de ananás.
Dia 31/05 – Quarta Feira: 19 horas
Galeria Nilton Zanotti
Exposição das fotos da Oficina de Fotografia
Apresentação de Ciranda – Profº Emerson Berti
*Durante todos os dias da 6ª Semana da Cultura Caiçara o Museu e Galeria estarão abertos para visitação, das 14 às 19 horas.
Endereços: O Museu da Cidade e a Galeria Nilton Zanotti ficam no Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão. O local conta ainda com estacionamento gratuito.
A Praça Duque de Caxias fica no Canto do Forte, e o Portinho está situado a Rua Paulo Sergio Garcia, s/n, bairro Sítio do Campo.
|