Brasão de Praia Grande  

domingo
3 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Praia Grande desenvolve ação de saúde bucal nas escolas municipais
Sesap faz palestra educativa, orientação sobre escovação e avaliação dos dentes
23/5/2023
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Por Rodrigo Herrero

De maneira lúdica e animada, profissionais de odontologia da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande estão visitando as escolas municipais para um trabalho de orientação e avaliação junto aos alunos. O objetivo é reforçar a importância de cuidar dos dentes e da boca desde pequenos para evitar as cáries e outras doenças bucais.

Os alunos da Escola Municipal Arquiteto Oscar Niemeyer, no Bairro Princesa, receberam nesta segunda-feira (22) uma palestra educativa sobre como escovar os dentes corretamente, com direito a um treinamento de escovação acompanhado pelas dentistas, que também entregaram uma escova nova para cada aluno. Também foi feita a avaliação bucal dos pequenos. Os casos que indicarem a necessidade de tratamento deverão ser direcionados para a Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro.

“Nós fazemos uma atividade educativa com as crianças e explicamos sobre a importância do cuidado com a saúde bucal e da escovação. Com materiais lúdicos, fazemos também um treino de escovação para a criança aprender o modo certo de escovar, a quantidade de pasta de dente. Tudo isso tem de ser demonstrado para que a criança também possa ser um agente multiplicador e levar isso para a sua família”, explica a cirurgiã-dentista Leila Kayoko Seki Yonamine.

A ação é contínua e conduzida pelas cirurgiãs-dentistas da equipe de Prevenção em Saúde Bucal da Sesap, em parceria com os residentes em odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Município. “Nós temos o apoio de um residente de odontologia acompanhando as nossas ações nas escolas e também nas Usafas, pois são eles que fazem o tratamento dentário nas crianças”, completa Leila.

A professora Silvia da Silva Augustinho, da Escola Municipal Arquiteto Oscar Niemeyer, destacou a importância da parceria entre a Educação e a Saúde para esse trabalho de prevenção. “É muito importante ter esse cuidado, porque os alunos saem daqui sabendo como escovar os dentes e levando essa informação para a família. Nós ainda mandamos uma devolutiva para os pais, reforçando a importância desse cuidado com os dentes”, conta.

Atendimento – O morador de Praia Grande que necessitar de atendimento odontológico deve procurar a unidade em que está cadastrado. As 30 Usafas contam com cirurgião-dentista e algumas delas possuem ainda residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam junto a esses profissionais.

Caso haja a necessidade de um atendimento mais especializado, o paciente poderá ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com estomatologista, endodontista, periodontista, cirurgião bucomaxilo. O CEO está localizado dentro Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim.

Programa de Residência – Um dos grandes diferenciais que colocam Praia Grande como referência na área da Saúde são os seus Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande. Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, a Cidade está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade. Desde 2016, já foram formados mais de 170 especialistas na área.

O Município oferece cursos de pós-graduação com a duração de dois anos, que contam com atividades teóricas e práticas nas Usafas-escola (Unidades de Saúde da Família), formando profissionais especializados em Medicina da Família e Comunidade e também no âmbito Multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, odontologia e psicologia).




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias