A Prefeitura de Praia Grande segue colocando em prática as ações que intensificaram a segurança nas 78 escolas da rede municipal de ensino. Os trabalhos são desenvolvidos diariamente e beneficiam os mais de 56 mil alunos praia-grandenses. Mas os pais e responsáveis dos estudantes da Cidade também são peças fundamentais neste processo e podem colaborar adotando medidas simples no dia a dia.
Entre as ações colocadas em prática, destaque para a intensificação das rondas e patrulhas no entorno das unidades escolares dentro da Operação Escola Segura, utilização das mais de 3 mil câmeras de monitoramento do Cicoe, aplicativo para acionamento por parte dos funcionários as escolas do botão do pânico digital, além da possibilidade do físico também e da atuação do GAPE (Grupo de Apoio a Cidadania e Prevenção a Violência nas Escolas) junto aos estudantes.
As medidas também geraram adaptações no funcionamento das escolas. A implantação das catracas eletrônicas que está na fase final e ainda o atendimento especializado para trabalhar a parte emocional dos alunos, também foram ações colocadas em prática. Através das equipes de psicólogos a violência e o bullying são combatidos. Já os pedagogos comunitários trabalhando de forma relevante a ‘justiça restaurativa’.
Os trabalhos são desenvolvidos em parceria entre as secretarias municipais de Educação (Seduc), Assuntos de Segurança Pública (Seasp). As atividades ainda contam com o apoio das equipes de forças de segurança como as polícias Militar e Civil.
Pais e responsáveis – Uma fração importante de todo esse esquema de trabalho são os pais ou responsáveis dos milhares de alunos da rede municipal de Praia Grande. Eles são as referências de vida e exemplos direto de conduta, moral e bons costumes para os jovens. Dentro deste cenário, o respeito, a boa convivência e a troca de ideias e informações com as equipes de trabalho e professores das unidades escolares é medida que deve ser cultivada.
“Qualquer atitude inadequada tomada na frente de uma criança ou adolescente pode refletir em um comportamento deturpado daqui alguns anos quando este já estiver na fase adulta, ou até antes. Os pais e responsáveis devem ter isso em mente e entender a posição relevante e de referência que possuem na vida dos filhos. As equipes de profissionais das escolas municipais contam com atendimentos especializados com o objetivo de melhorar a integração e o vínculo familiar”, comentou a secretária de Educação de Praia Grande, professora Cida Cubilla.
|