Representantes da Prefeitura de Praia Grande e da Viação Piracicabana, empresa responsável pelo transporte coletivo na Cidade, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (29), na Secretaria de Transportes (Setransp), para definir detalhes do projeto de ampliação do sistema de monitoramento por câmeras dos terminais de passageiros Tude Bastos e Tatico. Um dos principais pontos discutidos foi a viabilidade de integração das câmeras ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).
De acordo com o supervisor de Projetos da empresa, Roberto Araújo, os dois terminais, localizados nos bairros Tude Bastos e Mirim, contam atualmente com câmeras em áreas específicas e a ideia é ampliar o sistema com a instalação de mais oito câmeras em cada um dos terminais, nos próximos meses. “Com esses equipamentos vamos cobrir também as plataformas de embarque e desembarque, além da entrada e saída dos veículos”.
Diante da perspectiva de um maior número de câmeras nos terminais, o secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, explicou que o objetivo é integrar os equipamentos ao Cicoe, a central de monitoramento da Cidade, de onde são controladas mais de 3 mil câmeras.
Para viabilizar essa integração, serão analisadas questões técnicas como o tipo de câmeras e softwares utilizados pela empresa e a compatibilidade com o sistema do Município. “A interligação dos sistemas é uma medida importante, que consta do plano de governo da prefeita Raquel Chini, e complementaria a cobertura que já temos no entorno dos terminais, garantindo ainda mais segurança aos usuários”.
Também participaram da reunião, representando a empresa, o gerente de Tecnologia da Informação, Orlando Fontoura, e o gerente operacional, Roberto Sotero; além de representantes das secretarias de Planejamento (Seplan) e de Assuntos de Segurança Pública (Seasp).
Referência – O sistema de monitoramento por câmeras de Praia Grande é referência na região e é uma importante ferramenta na área de segurança pública. Atualmente, são mais de 3.300 câmeras instaladas em diversos pontos da Cidade, auxiliando no trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) e também da Polícia Militar.
A previsão da Administração Municipal é expandir ainda mais o sistema de monitoramento, superando a marca dos 4 mil equipamentos até o ano que vem, conforme plano de governo da prefeita Raquel Chini.
|