Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Fred Casagrande
 
Gape já atendeu mais de 20 mil alunos com o projeto “Ensinando a Viver”
No conteúdo estão temas como combate à violência e prevenção às drogas
31/5/2023 | Ludmila Pilipavicius , MTB: 29.204
  Compartilhar no Whatsapp
O Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, já atendeu mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino com o projeto “Ensinando a Viver”. E mais do que simplesmente abordar temas da atualidade em sala de aula, o projeto tem por objetivo estreitar laços, criar vínculos, conscientizar e até mesmo mudar vidas.

O Gape existe há 16 anos e em 2023 está atendendo cerca de 1.800 alunos, sendo mil no primeiro semestre nas escolas Mário Possani, José Júlio Batista, Thereza Magri, Wilson Guedes e Isabel Bréfere e mais 800, no segundo semestre, nas escolas Fued Temer, Paulo Shigueo e Mário Covas. A formatura do primeiro grupo deve acontecer no mês de junho.

Voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, o GAPE trabalha a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade por meio da cartilha “Ensinando a Viver”. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto estimulam a autoestima das crianças, valorizando os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

Idealizador do projeto, o GCM Eli de Moura Veronez sempre se refere ao projeto com muito orgulho, alegria e carinho. Mas também destaca a responsabilidade de influenciar positivamente os alunos. “Hoje em dia, as crianças têm acesso a muita informação, mas nem sempre as informações corretas, do bem, confiáveis. Poder contribuir com o desenvolvimento dessas crianças, vê-las crescer com bons valores e bons objetivos de vida é muito gratificante”.

Veronez lembra ainda que alguns alunos foram marcados fortemente pelo projeto, levando seus ensinamentos para a vida. “Um deles, depois de terminar os estudos, inclusive prestou o concurso para integrar a Guarda Civil Municipal, o que nos deu muito orgulho. Outros, nós temos contato até hoje, já com suas famílias formadas, trabalhando e colocando em prática muito do que aprenderam com o projeto”.

Também atuam no Gape os guardas Roberto Aparecido Silva e Fábio de Souza Rinaldi.

Além do curso nas unidades municipais, palestras também são ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias