Praia Grande conta com um sistema integrado que disponibiliza informações a respeito do atendimento de crianças e adolescentes nos serviços do Município. Os envolvidos na utilização da ferramenta receberam, nesta segunda-feira (12), o certificado de capacitação sobre o tema. A prefeita da Cidade, Raquel Chini, entregou o documento individualmente.
O Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) permite que Conselhos Tutelares de todo o Brasil e também os setores envolvidos com os direitos dos menores de 18 anos se comuniquem. Na prática, o sistema gera um histórico de atendimento da criança ou adolescente, independente da cidade que isso ocorreu.
Por exemplo: ao atender uma criança em Praia Grande, o conselheiro tutelar poderá consultar se aquele pequeno já registrou um atendimento similar em outro município e qual foi a medida aplicada àquele caso.
Além do Conselho Tutelar, as secretarias de Assistência Social (Seas), Segurança (Seasp), Educação (Seduc), Saúde (Sesap) e integrantes de outros setores da Administração Municipal também foram capacitados para o uso da ferramenta.
Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Augusto Schell, a implantação do Sipia é uma conquista para a Cidade. “O sistema permite que a política da criança e adolescente seja realizada de forma mais ampla. Especialmente em relação aos outros municípios da Baixada Santista, já que é tão fácil que uma família mude de um local para o outro”.
De acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, o uso do Sipia permite também mais transparência ao histórico da criança ou adolescente e gera informações que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas para estas faixas etárias. “Trata-se de um sistema integrado com diversas cidades do País, o que permitirá o mapeamento das ações dos diversos setores que cuidam de crianças e adolescentes. Saberemos se as nossas crianças já tiveram seus direitos violados em outros município e vice-versa. Serão geradas estatísticas e outros relatórios que ajudarão a desenvolver ações em nosso Município”.
|