Entra em operação na Prefeitura de Praia Grande em setembro o Voice Over Internet Protocol (Voip), sistema de telefonia que “zera” os gastos públicos com pulso telefônico e a assinatura mensal entre os diversos órgãos municipais. O sistema vai gerar economia de aproximadamente 40% com gastos telefônicos.
A implantação do Voip está sendo possível em razão da Infovia, anel de fibra ótica com cabeamento aéreo e terrestre, instalado desde 2001 em Praia Grande. A rede possibilita a transmissão de imagens, sons, textos e números em tempo real.
Inicialmente, a implantação está sendo feita entre as unidades do Paço Municipal, da Secretaria de Educação (Seduc) e da Saúde Pública (Sesap). Através do sistema Discagem Direta por Ramais (DDR), uma aparelhagem adquirida da 3Com (Tricom) permite que, por exemplo, qualquer multiclínica se comunique com o Centro de Especialidades Médicas (Cemas) sem custo algum. Ou, ainda, que uma escola entre em contato com a Seduc, como se estivesse usando um “ramal”.
Para tanto, muitos dos números utilizados hoje serão modificados, conforme explica o chefe de Departamento de Tecnologia da Informação, Leandro Fernandes Sanches: “Para a migração de números será dado um prazo de aproximadamente 30 dias, tempo suficiente para que não haja nenhum tipo de inconveniente”.
Graças à tecnologia de fibra ótica já implantada na Cidade e que, em um primeiro momento proporcionou quedas consideráveis nos índices de violência com a instalação de câmeras de vídeo em ruas e em prédios públicos, o Voip não necessitou de grande investimento, pois utiliza a infra-estrutura já existente. Caso contrário seria necessário gasto elevado com a instalação de “wireless” (redes sem fio). “Foi necessária apenas a compra dos equipamentos, que são alguns aparelhos específicos de telefone e os chamados ‘gateways’ para centralizar os ramais”, informa Sanches.
Ele cita como exemplo de economia a conta das escolas (em Praia Grande são 52 unidades). Cada uma delas tem uma linha telefônica com assinatura mensal de R$ 62,02, fora os pulsos utilizados. “Se ficarmos somente na assinatura, a economia gerada será de R$ 3.225,04 ao mês e R$ 38.700,48 ao ano. Isso ressaltando valores somente das assinaturas. Imagine com as contas totais”.
Para deixar ainda mais claro, Sanches dá outro exemplo: atualmente, dentro da Prefeitura, o prefixo de telefone é o 3496 para quem liga de fora. E os departamentos se comunicam através dos ramais. Com o novo sistema, as unidades terão um prefixo igual. “As escolas ou as multiclínicas onde hoje os números começam com 3473, 3471 ou 3495 terão seus telefones modificados, com a adoção de um só prefixo e mudando somente os quatro últimos algarismos”.
O sistema ainda gera outras possibilidades diferentes dos programas já existentes no mercado como o “Skype” ou o “Messenger”. É possível instalar na rede já existente um “softfone: a discagem do número de destino é feita na tela, através de um pequeno software que já vem com o pacote adquirido; ele faz e recebe ligações através do computador, sendo necessários apenas um pequeno microfone e um fone de ouvido”.
O custo total com a aquisição dos equipamentos foi de R$ 399 mil e a 3Com capacitou os próprios técnicos da Prefeitura para operacionalizar o sistema. De acordo com Leandro, até o final do ano todas as unidades ou secretarias que funcionam fora do Paço Municipal já estarão com o sistema implantado.
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