Ana Gabriela Salu
Os ambulantes definitivos de Praia Grande iniciaram nesta terça (01) o Curso de Formalização e Qualificação dos Ambulantes, desenvolvido pela Administração Municipal. O curso ocorre no Auditório Jornalista Roberto Marinho e é pré-requisito para a renovação da licença. No total, 953 profissionais do setor participarão das atividades que fazem parte do programa Ambulante Legal.
A capacitação tem como principal objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados para munícipes e turistas pelos profissionais que atuam na faixa de areia das praias e também nos bairros da Cidade.
O profissional Florisvaldo Gomes Pereira tem muita história para contar, afinal é ambulante há 42 anos. “As nossas condições de trabalho melhoraram bastante com o passar dos anos. Hoje, temos mais atenção por parte da Prefeitura, a prova disso é esse curso que tem uma qualidade excelente nos ensinando mais sobre como é necessário manipular os alimentos, administrar nosso negócio e tratar nossos clientes. Meu objetivo é sempre aprender mais e aprimorar meu trabalho”.
O curso terá palestras das secretarias municipais de Assuntos Institucionais (Seai), Urbanismo (Seurb), Cultura e Turismo (Sectur), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Meio Ambiente (Sema) e da pasta de Finanças (Sefin). Profissionais do Sebrae encerrarão as atividades.
Ambulante há 10 anos, Adriana dos Santos Santana, comentou sobre o curso. “O conteúdo é muito importante, pois através dele aprendi muitas coisas para aplicar no dia a dia do meu comércio. Para mim, o principal foi saber como atender melhor meus clientes, afinal são eles que fazem meu negócio ser o que é. Pretendo cada vez mais absorver esses conhecimentos e desenvolver novas técnicas para continuar crescendo no meu ramo”.
Devido ao grande número de profissionais, os participantes serão divididos em turmas. De acordo com a programação definida pela Seai, o cronograma contempla quatro dias de capacitação para cada grupo. É necessário ter, pelo menos, 75% de presença nas atividades para receber o certificado no encerramento do curso.
“Esse curso é um esforço entre diversas secretarias para levar aos ambulantes um conteúdo que os ajude em diversas áreas do negócio, além de ser obrigatório por lei para que a renovação da licença seja feita. Falaremos sobre empreendedorismo, as vantagens do MEI, linhas de crédito, legislação, limpeza, separação e armazenamento correto de resíduos sólidos, entre outros. Além disso, também teremos a presença do Sebrae com palestras sobre inteligência emocional, boas práticas em serviços de alimentação e relacionamento com o cliente”, explicou o secretário de Assuntos Institucionais, Itamar Marciano.
|