Cerca de 30 crianças, adolescentes e adultos, que iniciaram nas aulas de judô no PIC Sítio do Campo, conquistaram uma nova graduação. Na quinta-feira (3), ocorreu a cerimônia de entrega das faixas na unidade. Os pais, responsáveis e familiares puderam acompanhar de perto o momento especial.
A troca de faixa é uma etapa que marca o desenvolvimento do atleta na modalidade. Os alunos que começaram nas aulas no meio do ano passado participaram do exame que avalia o conhecimento técnico no esporte. Nos últimos dias, cada um dos judocas foi avaliado e a cerimônia aconteceu reunindo todas as turmas.
São mais de 10 graduações diferentes, passando pelas faixas branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta, além das faixas intermediárias. Os judocas que se destacarem nas aulas e quiserem seguir na modalidade, serão encaminhados para o Centro de Excelência de Judô – Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior, no Bairro Tupi, onde poderão se tornar atletas de alto rendimento.
Segundo o professor da modalidade, André Franz Hadzic, o judô tem doutrina filosófica onde é possível aplicar valores considerados universais, como respeito, fraternidade e compaixão. “O equipamento social oportuniza o acesos à atividade física, de maneira a atingir os mais variados públicos. Isso é muito positivo para a comunidade”.
O aposentado Lázaro Francisco da Silva, de 69 anos, se emocionou quando viu o neto, Gabriel Chinaglia, de 7 anos receber a faixa e o certificado da nova graduação. “Quando meu filho, pai do Gabriel, era criança, me chamou dizendo que tinha uns garotos que queriam bater nele. Vi na chance dele fazer aula no PIC uma oportunidade de aprendizado, disciplina e também uma autodefesa. Não quero criar um neto violento, mas ao menos um jovem que saiba se defender”.
A dona de casa, Gleiziani Rocha Moraes Moraes, de 36 anos, mãe do Izaque Kalleb Moraes Melga, de 7 anos, faz aulas junto com o filho, pois na época em que ele entrou na modalidade era muito novo. Ela também passou pelo exame.
“É muito importante pois ele se sente amado. Às vezes a gente não tem tempo para ficar com a criança. O horário de aulas é um tempo só para nós dois. Ele faz aulas há dois anos e a disciplina da modalidade reflete até no comportamento dele”.
Aulas – Praticar judô em Praia Grande é fácil. Quatro unidades sociais oferecem a modalidade de maneira acessível à população de todas as idades. Confira as unidades:
PIC Sítio do Campo - A unidade fica dentro do Parque da Cidade, na Rua José Bonifácio, s/nº, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo. O Telefone é 3496-5065.
PIC Quietude - O endereço é Rua Milton Daniels, s/nº, Bairro Quietude. Telefone de contato 3496-5063.
Cafe Vila Sônia - O endereço é Rua João Andrade de Jesus, s/nº, no Bairro Vila Sônia. O telefone para informações é 3496-5039.
PIC Vila Alice - O endereço é Rua Renata Câmara Agondi, nº 50, no Bairro Anhanguera. O telefone de contato é 3496-5067.
Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município.
Esporte – O Programa SuperEscola também oferece aulas da modalidade aos alunos do Município. Para mais informações sobre as aulas, basta ligar para a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio do telefone 3496-5614 ou procurar um dos quatro ginásios onde acontecem as aulas.
Ginásio Samambaia – O endereço é Avenida Maria Cavalcante da Silva, nº 10. O telefone de conato é 3496 5424.
Ginásio Caiçara – O endereço é Rua João Piedade Gomes, nº 330. O telefone de contato é 3496 5429.
Ginásio Canto do Forte – o endereço é Rua espírito Santo, esquina com a Avenida Rio Branco. O telefone de contato é 3496-5427.
Centro de Excelência de Judô – Rua Carimbó, esquina com a Rua Ariri, Bairro Tupi. Telefone 3496 5612.
|